Notícia no detalhe
Planejamento familiar e ISTs são temas de projeto do PSE com alunos de Campos
Mais de 800 cadernetas informativas foram entregues a adolescentes durante as ações nas escolas.
Por: Daniela Nascimento -
Foto: Divulgação - 29/01/2019 - 09:14:01
O Programa Saúde na Escola (PSE), das secretarias municipais de Saúde e Educação, entregou 821 Cadernetas do Adolescente no segundo semestre de 2018, por meio do projeto "Direito sexual e reprodutivo para adolescentes: o tempo desejável para engravidar", que também aborda nas escolas de Campos outros temas correlatos, como doenças e o planejamento familiar.
O projeto foi elaborado pelas enfermeiras Fernanda Conegundes e Valquíria Carvalho Silva, com a colaboração da técnica de enfermagem Celsa do Rosário e da professora Maria Margarida Maciel, através do qual também foram abordados nas escolas o planejamento familiar e a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A Caderneta do Adolescente foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2008. Por meio do documento, os adolescentes têm informações de como cuidar e manter a saúde, principalmente, no momento em que começam as grandes mudanças do corpo. Por meio desse instrumento, os adolescentes têm informações sobre quais vacinas ainda precisam tomar, além de entender as transformações no corpo que ocorrem nesse período.
Esse projeto reforça a importante parceria que o PSE fez com o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente (Paismca) da secretaria municipal de Saúde (SMS), ressalta Catia Mello, Coordenadora do PSE.
— A ação da Equipe de Enfermagem do PSE aponta novas reflexões sobre o papel da família na construção de identidade do adolescente e no planejamento e execução de abordagens que contribuam para a prevenção e orientação frente à gravidez na adolescência, contribuindo de forma concreta para a luta contra a gravidez precoce e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Para o alcance dos objetivos, é de fundamental importância entender a educação como um conceito que compreende proteção, atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar — concluiu Cátia.
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