Notícia no detalhe
Hiperdia atende em Morro do Coco nesta terça
Nesta terça-feira (14), o Programa de Prevenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes (Hiperdia), do Ministério da Saúde, vai atender os moradores de Morro do Coco e localidades vizinhas. A ação acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS), a partir das 12h, de forma gratuita.
Técnicos de enfermagem do programa vão fazer verificação da pressão arterial, teste de glicemia, exame de eletrocardiograma, além de cadastramento de pacientes, orientação, prevenção e tratamento das duas doenças. Os moradores contarão, ainda, com atendimento médico gratuito no próprio local.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, lembra que o Hiperdia faz esse trabalho de busca ativa aos possíveis portadores dessas doenças, toda terça-feira em uma localidade do município. “Esse serviço é muito importante porque muitas vezes a pessoa tem a doença e nem sabia. Daí, ao ser diagnosticada, ela é encaminhada a um dos nove pólos do Hiperdia”, observa.
Ele ressalta, ainda, que no ano passado o município contava apenas como três polos do programa e hoje já são nove, nos seguintes locais: Centro Dia, Hospital São José, Clube da Terceira Idade, Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarus, Centro, Parque Nova Brasília, Parque Santa Helena e Penha.
Dentre as complicações mais frequentes do diabetes e da pressão arterial estão: o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a insuficiência renal crônica, a insuficiência cardíaca, as amputações de pés e pernas, a cegueira definitiva e os abortos.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















