As aulas na rede municipal começaram nesta quarta-feira (6). Pelo segundo ano consecutivo, o ano letivo começa já com livros gratuitos para os alunos em todas as escolas. Para este ano, a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) preparou algumas novidades, como o aumento na carga horária das disciplinas de Português e Matemática para os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e a criação do projeto Escola Integral. A rede municipal conta com 237 unidades escolares e cerca de 53 mil alunos.
— Hoje já estamos colhendo alguns frutos do trabalho que viemos fazendo ao longo desses dois anos, como o aumento da carga horária para Português e Matemática, o fim do sistema de aprovação automática, a Escola Integral, melhorias nas nossas unidades e muito mais. Ainda há muito a ser feito, os recursos não são o que já foram no passado, mas não vamos ficar presos à agenda dos nossos problemas. Não vamos deixar de avançar — destaca o secretário Brand Arenari.
Escolas preparadas, profissionais a postos, mas a maioria dos estudantes preferiu estender um pouco mais as férias. A expectativa dos diretores é que na próxima segunda-feira (11) mais alunos compareçam. Ágatha Silva, estudante do 3º ano da escola Branca Peçanha, no Parque Eldorado, foi uma das poucas da sua turma quis já voltar à rotina.
— Estava com saudade da escola. Férias é legal, mas gosto de estudar — afirma a aluna, que se surpreendeu ao encontrar a escola reformada e sua sala de aula com ar condicionado “Está mais bonita. Agora a gente quase sente frio”, brincou. A unidade foi uma das que se destacou no bom uso da receita do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com a orientação da Smece (leia mais
AQUI).
Na escola Wilson Batista, no Parque Guarus, não foi diferente. A unidade é uma das maiores da rede municipal, com mais de 1.500 estudantes, mas, na manhã do primeiro dia letivo, cerca de 50 compareceram. Letícia Pereira, do 5º ano, foi uma delas. A estudante confessou que foi por determinação da mãe, mas afirmou ter sentido falta dos colegas.
Para melhor receber os alunos, algumas unidades passaram por reparos, outras estão com obras em andamento ou agendadas para os próximos meses, seguindo o calendário do departamento de Infraestrutura. Os livros já estão nas escolas, assim como a maioria do o material didático pedagógico, como cadernos e canetas. Os alunos também contarão com o uniforme escolar gratuito, a ser distribuído nas próximas semanas.
No segundo semestre do ano passado foi iniciado o processo de terceirização da merenda escolar na rede. Agora, quase todas as unidades contam com merenda produzida por empresas especializadas. Os cardápios são elaborados de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária, sendo aprovados e fiscalizados pelo departamento de Nutrição Escolar.
Aumento da Carga Horária- Os estudantes do Ensino Fundamental II passaram de quatro para seis tempos semanais em Português e Matemática. A medida não terá prejuízo a nenhuma outra disciplina e visa recuperar a defasagem existente, nivelando ao número de aulas praticados na rede particular.
Escola Integral- As aulas nos Centros Municipais de Educação Integral (Cemei) começam na próxima segunda-feira (11). O projeto-piloto está sendo implementado nos antigos Cieps do Parque Aurora e no de Tocos. Nos Cemei, os estudantes contarão com um turno de aulas regulares e um segundo turno com oficinas temáticas, que visam atender os alunos em aspectos como cidadania, esportes e formação profissional. As duas unidades estão em obra, sendo totalmente reestruturadas para atender ao novo modelo.