Notícia no detalhe
Fundação comemora Natal da comunidade de Carobinho
A comunidade de Carobinho, localizada na Região do Imbé, recebe nesta quinta-feira (16), as equipes da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o presidente da Fundação, Jorge Luiz dos Santos, um Papai Noel irá distribuir brinquedos para as crianças e a equipe da Saúde irá fazer o levantamento das necessidades das 10 famílias residentes no local.
- Essa é a primeira vez que a prefeitura chegou a comunidade e na nossa primeira visita percebemos a forte influência quilombola entre as cerca de 100 pessoas que moram no local de difícil acesso e que dispõe de energia elétrica, instalada há pouco mais de um ano e meio - contou Jorge Luiz, informando que está previsto a saída de Campos por volta do meio dia. “Entre carro e caminhada, são duas horas pra chegar a Carobinho”, comentou.
O presidente informou, ainda, que os moradores nunca viram a figura do Papai Noel. “Quando fomos lá no mês passado, eles pediram que levássemos o Papai Noel para conhecerem. E o Papai Noel irá fazer a distribuição de brinquedos de uma forma lúdica, tornando a comunidade um espaço de descontração”, comentou.
Jorge voltou a contar que os moradores vivem da agricultura familiar e a comunidade foi descoberta a partir de um membro da Pastoral da Terra, que conheceu as famílias há dois anos. “A primeira informação que tivemos ali é de que chegaram há, pelo menos, 100 anos ao local. Um dos homens da comunidade contou que seu bisavô, que teria sido escravo em uma fazenda em Mocotó, morreu há duas décadas com a idade de 135 anos. Pelo que pudemos entender, era foi um escravo fujão e levando em conta a Lei Áurea, assinada há 122 anos, podemos considerar essa comunidade com mais de 100 anos, sim”, explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
- 07/05/2025 14:29:27 Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
- 07/05/2025 11:59:59 Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
- 07/05/2025 11:11:54 Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
0705 14h29Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
0705 11h59Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
0705 11h11Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento