O prefeito Rafael Diniz prestigiou a segunda edição do Circuito Literário promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) neste sábado (23), em Farol de São Thomé. Além da entrega da “Ecobag”, um livro com uma bolsa ecológica, na oportunidade, o Grupo Gotta fez a contação de histórias.
Segundo Rafael Diniz, objetivo é incentivar a leitura como rotina das crianças, passando, também, pelo apoio dos pais nesse processo. “Além de promover a importância da leitura, é saber como ela pode transformar a vida das crianças. Todo mundo sabe a força da leitura no processo de transformação da sociedade. E o grupo Gotta faz isso, busca transformar a vida das crianças através delas mesmas”, contou. “Particularmente, fico encantado como essa garotada consegue decorar um texto e interpretá-lo com tanta beleza”, disse.
O Grupo Gotta conta histórias infantis utilizando dramatização com crianças. O trabalho transforma as crianças tanto no seu desenvolvimento na escola quanto na autoestima.
- O circuito tem essa ideia da literatura ao ar livre e de aproximar o leitor desse universo literário. As crianças precisam de oportunidade de leitura e esse circuito é isso: o livro indo ao encontro do leitor. E nada melhor que abrir a edição de 2019 na praia do Farol de São Thomé, no calçadão, bem ao ar livre - explicou a coordenadora de Língua Portuguesa da Smece, Ana Raquel Pourbaix.
Professora aposentada, a carioca Eliane Romano, conta que todos os anos passa a temporada de verão em Farol de São Thomé e gostou do projeto. “A ideia do projeto é maravilhosa. Hoje em dia não tem quase ninguém que faça um trabalho bonito desse. Acho que a leitura também pode passar pelos pais, já que alguns não mostram aos filhos o valor da leitura. Esse projeto até vale como incentivo aos pais” disse.