O prefeito Rafael Diniz está na noite desta quinta-feira (28) acompanhando o trabalho das equipes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, das secretarias de Desenvolvimento Ambiental e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, superintendência de Limpeza Pública e concessionária responsável pela limpeza na retirada de árvores que caíram com a tempestade desta tarde (28/02). Segundo o secretário Leonardo Barreto, as equipes estão priorizando o serviço de desobstrução das vias, que foram interditadas pelas árvores, e onde houve dano patrimonial. Ventos de cerca de 80 km/h e uma intensa chuva em cerca de 20 minutos atingiram o município. A tempestade não foi prevista pelos institutos de meteorologia. (Leia mais
AQUI sobre a chuva e vendaval nesta quinta)
— Estamos com todas as equipes atuando em vários pontos, dando prioridade onde houve obstrução das ruas — informa o secretário, lembrando que nesta tarde caíram cerca de 80 árvores no município, causando muitos transtornos à população. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atendendo chamados de vários locais.
A equipe de manutenção de semáforos do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) foi acionada em dois pontos: rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) com Rua Ouvidor, onde os reparos já foram realizados, e o outro ponto foi no cruzamento entre a Avenida Alberto Torres com Álvaro Tâmega e 28 de Março. As primeiras informações são de que os equipamentos pararam de funcionar, após queda de energia. “Importante ressaltar que o IMTT tem placas reserva, que possibilitam a troca emergencial e o restabelecimento destes semáforos”, destaca o vice-presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Acyr Bueno.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Edison Pessanha, ressalta que os seis pluviômetros automáticos informaram com precisão o volume de chuva registrado na tarde desta quinta. Os aparelhos foram doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao município e instalado em agosto do ano passado em diferentes locais. Os equipamentos informam em tempo real sobre quantidade, intensidade e duração das chuvas.
A Guarda Civil Municipal (GCM) também está atuando em pontos onde foram necessários desvios devido à queda de árvores e outros transtornos causados pela chuva. Os agentes estão nos seguintes pontos: Rua Formosa) com Avenida 28 de Março; Alberto Torres com 28 de Março; Rua Ouvidor ao lado da Igreja São Benedito, Ouvidor com Aquidaban, Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) com Saldanha Marinho e, também, com Formosa; rua Benta Pereira com Voluntários da Pátria; Avenida 15 de Novembro com Rua Saturnino de Brito e Praça do Santíssimo Salvador próximo ao Banco do Brasil.
Leia mais: