Notícia no detalhe
Fortalecimento do campo: agricultores de Campos participam de chamadas públicas
Foram entregues laticínios, frutas e hortaliças, como: abacate, abacaxi, limão, maracujá, alho poro, hortelã, tomate, cheiro verde, couve, alface, queijo minas frescal.
Nesta segunda-feira (11), agricultores de assentamentos rurais de Campos entregaram ao Instituto Federal Fluminense (IFF campus Centro), produtos do gênero alimentícios. Eles foram cadastrados pela superintendência municipal de Agricultura e Pecuária e receberam acompanhamento em mais uma chamada pública de órgão federal. A merenda escolar da rede municipal de ensino também conta com fornecimento da agricultura familiar.
Foram entregues laticínios, frutas e hortaliças, como: abacate, abacaxi, limão, maracujá, alho poro, hortelã, tomate, cheiro verde, couve, alface, queijo minas frescal. Os produtos foram fornecidos pelos assentamentos: Oziel Alves, Josué de Castro, Ilha Grande, Chê Guevara e pequenas empresas de laticínios legalizadas no Serviço de Inspeção Municipal.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso, a chamada pública segue os critérios definidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que prevê que todas instituições, que recebem recurso federal, têm que direcionar pelo menos 30% do valor da merenda à agricultura familiar.
— Esta é mais uma chamada pública, que auxiliamos os produtores. Iniciamos pela 2ª Companhia de Infantaria do Exército e, agora, o IFF, além de escolas da rede pública municipal. Isso vem a fortalecer as atividades no campo, com geração de trabalho e renda e contribuindo para evitarmos o êxodo rural. Os produtores devem providenciar a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), para se enquadrem no perfil de agricultor familiar — pontuou Nildo Cardoso.
A nutricionista do IFF, Alessandra Asmar, fala da importância da chamada pública em relação aos produtos mais saudáveis.
— Sempre prezamos a agricultura familiar como parte do plano de nutrição da instituição, levando uma alimentação mais saudável aos estudantes, com produtos de qualidade, além de privilegiar o produtor rural local — destacou Alessandra Asmar.
O produtor que deseja se cadastrar na superintendência de Agricultura e Pecuária deve apresentar, além do extrato da DAP emitido nos últimos 60 dias, o CPF e declaração de que os itens a serem fornecidos são de produção própria e projeto de venda. A sede da superintendência está localizada no Horto Municipal, na Avenida Alberto Lamego, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















