Notícia no detalhe
Mais avanços na implantação do novo modelo de transporte pelo IMTT
A Prefeitura de Campos deu um importante passo nesta segunda-feira (11) para a implantação do novo sistema de transporte público do município.
A Comissão Permanente de Licitação do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), através de publicação em Diário Oficial, tornou público nesta segunda (11), a licitação para o serviço de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, que fará parte do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Cidade. O sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus). Este é mais um importante passo para a implantação do novo modelo de transporte no município, que no ano passado contou com 10 audiências públicas iniciando pela apresentação na Câmara de Vereadores, em julho, e seguindo para as áreas previstas no projeto básico.
A proposta do novo sistema, em fase de implantação pela Prefeitura de Campos, através do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), é integrar transporte alimentador de menor capacidade- como van e micro-ônibus - aos ônibus, em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana. No projeto, através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração, um para cada região integrante do projeto, e todos os terminais contarão com monitoramento e fiscalização do IMTT. Os veículos de menor porte poderão transportar o mínimo de 14 e o máximo de 30 pessoas. A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita através do cartão integração e não haverá nenhum custo adicional para o usuário.
Segundo o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, através do Sistema de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, o transporte alternativo passa a ser parte integrante do sistema, com características específicas.
— Os princípios do novo sistema são a economia e eficiência no transporte público dentro de uma proposta em que seja trabalhado em dois sistemas que se comuniquem, um colaborando com o outro. O município de Campos é o maior do estado do Rio de Janeiro (três vezes maior que a cidade do Rio) e quase duas vezes a cidade de São Paulo. São mais de 4 mil km² de área e com uma característica muito peculiar: grande parte da população (72%) está num perímetro que não passa de 60 km ² (1,5% da área total do município) - nos outros 98,5 % de área no município (mais de 3.900km²), residem 160 mil pessoas de maneira não uniforme. Pensando nisso, foi desenhado um novo sistema, onde as regiões distritais terão um atendimento condizente com suas respectivas realidades — explica Quintanilha.
Na última sexta-feira (08), o IMTT publicou o ato justificativo da delegação de permissão para prestação de serviço no transporte coletivo alimentador de passageiros. Nesta segunda, o Diário Oficial do Município traz a publicação do aviso da licitação do sistema alimentador, que acontecerá no dia 26 de abril, às 10h. Para participação no processo de licitação, é necessário seguir critérios como: ser pessoa física com experiência anterior no transporte de passageiros e será avaliada, ainda, a idade do veículo; presença de multas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira