Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária orienta sobre os cuidados no verão
A Vigilância Sanitária (Visa), com o objetivo de controlar os fatores de risco que podem levar à transmissão de doenças e orientar quanto às ações que possam eliminar, diminuir ou prevenir riscos, está orientando a população sobre cuidados importantes a serem tomados durante o período do verão, que se estende até março. Em época de férias, as dicas são relativas aos cuidados com doenças sintomáticas da estação, como gripe, queimadura, intoxicação alimentar e desidratação.
Segundo a coordenação da Visa, a hora é de estar mais atento à alimentação e a observação das condições climáticas do local escolhido para a viagem. Quem vai viajar, por exemplo, deve procurar se informar antes de como é o local onde ficará hospedado e prestar atenção às condições gerais do ambiente, além de sempre observar as próprias condições orgânicas e se preparar para o sol e o calor. O mesmo vale para climas frios e secos, cuja atenção também precisa ser redobrada.
Como a melhor companhia do verão é a saúde, a Visa orienta que as pessoas observem como prioridade total dos seus dias de lazer os cuidados com a alimentação e com o clima. O primeiro causa grande preocupação às instituições sanitárias no país, porque vem aumentando consideravelmente o índice de intoxicação, já que o calor provoca a perda mais rápida da validade dos produtos alimentícios. A higienização, o armazenamento, o corte e o pré-preparo dos alimentos são fundamentais para evitar esse tipo de problema. Na hora das refeições, observe as condições do local onde o alimento está sendo preparado, exposto e servido.
Restaurantes ou lanchonetes, por exemplo, devem estar organizados e limpos para evitar insetos, roedores e animais domésticos, assim como o lixo, que deve estar tampado e em local próprio. Entre outros cuidados, a Visa chama a atenção para os riscos da contaminação cruzada, que pode ocorrer pelo simples ato de cortar um frango cru e usar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada. Essa transmissão pode ocorrer, também, por meio de outros utensílios, equipamentos ou pela própria pessoa que manipula o alimento.
Em relação ao sol, as orientações são conhecidas, mas sempre devem ser reiteradas: muita atenção com os raios ultravioletas (UV) e com a necessidade do uso de filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, já que eles penetram na pele e podem provocar alergias, queimaduras, envelhecimento precoce, doenças nos olhos, prejudica o sistema imunológico e causar câncer de pele. Evitar exposição das 10h às 16h e beber bastante água para evitar a desidratação, em especial nas crianças, são dicas que não podem ser esquecidas.
Com os clubes cheios devido ao calor, é importante ainda a observação das condições das piscinas, que podem oferecer riscos à saúde de seus freqüentadores, como a possibilidade de adquirir infecções intestinais, de pele (pé de atleta, dermatites), de ouvido e conjuntivites.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















