Notícia no detalhe
Superintendente de Igualdade Racial no Encontro de Gestores no RJ
O superintendente Rogério Siqueira apresentou propostas como a criação de um Banco de Projetos, para que possam ser compartilhados entre todos os gestores, de forma a otimizar ações, a partir de cases de sucesso
O município de Campos foi representado no I Encontro de Gestores de Promoção da Igualdade Racial, realizado nesta sexta-feira (22) de Março de 2019, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, com a participação da superintendente Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa (SEIRDR), Monalyza Alves. O superintendente da pasta, em Campos, Rogério Siqueira, participou do evento que teve entre os objetivos se organizar para que algumas propostas possam ser apresentadas de forma coletiva nos âmbitos estadual e federal. Ao lado de outros gestores da pasta, o superintendente apresentou propostas, como a inclusão de questões sociais e raciais aos cursos de capacitação para Policiais Militares RJ e, também, a criação de Banco de Projetos, que poderá atender todos os gestores da Igualdade Racial. As propostas serão apresentadas, de forma coletiva, ao governador Wilson Witzel.
Entre as propostas, apresentadas pelo superintendente da Supir, Rogério Siqueira, estão a criação de um Banco de Projetos, para que possam ser compartilhados entre todos os gestores, de forma a otimizar ações, a partir de cases de sucesso. “A ideia é compartilhar com todos os gestores da Igualdade Racial esses projetos, de forma a intercambiar as experiências, aplicando-as em outros municípios, de modo a otimizar as atividades”, informa.
- Campos fez encaminhamentos importantes, endossados por todos os gestores, com propostas para encaminhar ao governo estadual, e uma delas foi reformular pedagogicamente o curso de formação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, assim como oferecer um curso de formação continuada sobre as questões sociais e raciais do país, tratando por exemplo, das abordagens por parte das guarnições na rua, envolvendo a população negra, sobretudo em comunidades periféricas para que possamos reduzir o número de abordagens que fogem ao escopo do que seria ideal na rotina desse servidor – informa o superintendente..
Rogério Siqueira adiantou que a superintendente estadual estará em Campos, em breve, conhecendo a estrutura da superintendência e firmando parceria para desenvolver projetos nas questões de promoção da Igualdade Racial. “Em 2019, com um novo plano de Gestão, o objetivo da Supir é promover a capacitação de agentes públicos para identificar e combater o racismo institucional, e ainda, o acompanhamento e o fortalecimento dos organismos municipais de promoção da Igualdade Racial”, destacou a superintende estadual, Monalyza Alves.
Durante o Encontro, foi apresentado o Programa de Acompanhamento de Gestão dos Municípios na Gestão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Programa consiste em acompanhar, subsidiar e apoiar os municípios na formulação de políticas para as populações negras, indígenas, quilombolas, ciganas e de matriz africana. Ao todo, são 23 municípios com organismos de promoção da Igualdade Racial.
SEIRDR - Criada em 2007, a Superintendência Estadual de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, vinculada a Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, atua para a promoção, defesa e implementação de políticas públicas no combate ao racismo e formas correlatas de discriminação. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, possui o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, instituído pela Lei Estadual nº 7126, 11 de dezembro de 2015.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















