Notícia no detalhe
Dia de Conscientização do Autismo: atividades estimulam a inclusão
A iniciativa foi da secretaria de Educação e contou com brincadeiras, oficinas, apresentações e palestras.
Brincadeiras, oficinas, apresentações, palestras e, principalmente, inclusão, marcaram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Campos nesta terça-feira (2). O evento realizado na Cidade da Criança pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através setor de Assistência Multiprofissional, reuniu crianças de várias idades. Seus responsáveis puderam participar de palestras e oficinas temáticas. A ação contou com o apoio de órgãos públicos municipais e entidades como Apoe, Apape, Codemca, Apae, AMA, Instituto São José Operário.
- Na educação pública de Campos temos que lidar ainda com problemas do século XIX, mas não nos afastando da agenda do século XXI, como a inclusão. Nós trabalhamos para que este aluno se sinta integrado na sala de aula regular, dando a eles ferramentas para o seu desenvolvimento, assim como educamos os demais estudantes a conviverem com as diferenças. Para isso, promovemos capacitações para a equipe pedagógica, professores e gestores, contamos com mediadores pedagógicos e agentes de apoio — destaca o secretário de Educação, Brand Arenari.
Aline Rocha levou o filho Daniel, de seis anos, para participar das atividades. Super ativo, o pequeno participou de várias brincadeiras. Daniel é estudante da escola municipal Professor Wilmar Cava Barros, onde conta com uma profissional que o auxilia nas atividades diárias. Ele foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista aos três anos. Desde então, Aline viu sua vida mudar. “Ele já tinha três anos e ainda não falava. Quando o médico me disse o que era eu fiquei sem chão. Demora a cair a ficha. É uma luta diária, mas busquei tratamento na Apape e ele começou na escola. Hoje em dia ele já evoluiu muito, está mais sociável e brinca com as outras crianças. Esse evento é importante para que as pessoas entendam melhor o autismo, pois ainda há muito preconceito”, confessa.
— A secretaria de Educação tem buscado oportunizar aos alunos com o transtorno o seu pleno desenvolvimento no ambiente escolar, ampliando o atendimento educacional especializado nas salas de recursos e estreitando as parcerias com as instituições especializadas e projetos voltados para este público, como os apoiadores que temos neste evento. Esta caminhada certamente nos permitirá construir uma cidade muito melhor, onde o que importará é o que cada um tem a contribuir e não a diferença que nos afasta do outro — frisa Beatriz Siqueira, assistente de Educação Especial da Smece, agradecendo o apoio irrestrito do prefeito Rafael Diniz e do secretário Brand Arenari.
O evento contou com apresentações musicais, de dança com a equipe do Paraesporte da Fundação Municipal de Esportes (FME) oficinas com especialistas em pedagogia, nutrição e psicologia, e muitas atividades lúdicas e recreativas para as crianças. O Paraesporte completa este mês dois anos de implantação e vem mudando a qualidade de vida de centenas de pessoas com deficiência e seus familiares, que passam a conviver com a inclusão social, tendo o esporte como a principal ferramenta. O resultado tem sido muito positivo com melhora da qualidade de vida. "Atualmente, oferecemos 11 modalidades esportivas e já chegamos a 1 mil atendimentos. Vamos continuar trabalhando para ampliar os serviços” destacou o presidente da FME, Raphael Thuin.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















