Cientistas, professores, estudantes e entusiastas da ciência se reuniram nesta quinta-feira (11), no auditório do Teatro Municipal Trianon, para abertura do 12º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica. O evento acontece até sábado (13), com atividades, principalmente, no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Guarus. O encontro conta com a participação de renomados palestrantes de vários países e é realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos, em parceria com a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), a Firjan e o IFF.
— Para nós é sempre uma honra sediar este evento que reúne pesquisadores importantes, difunde e incentiva a ciência. A nossa cidade investe nas suas capacidades intelectuais, gerando sempre grandes cientistas para o Brasil e para o mundo. Este ano, o prefeito Rafael Diniz deu um grande passo através do programa Viva Ciência e, em especial, o Viva Ciência na Escola, que oferece bolsas científicas a professores e estudantes de Ensino Fundamental da rede municipal, de forma a dar suporte para que esses alunos cheguem à universidade e melhor desenvolvam sua vocação para o mundo da ciência — destaca o secretário de Educação, Brand Arenari.
A abertura contou com a palestra do cientista da Nasa Dennis Stone, que falou sobre a Exploração privada do Espaço. Na sequência, estudantes da rede municipal expuseram seus projetos escolhidos para serem enviados ao espaço, através do programa “Cubos no Espaço”, em parceria com a Nasa.
Ao todo, cinco experimentos de escolas da rede municipal foram selecionados. Três deles se apresentaram no evento. Foram eles: Cemei Francisco Portela “Arqueobatérias halofílicas e Ovos de Aedes aegypti no espaço”, orientado pela professora Claudete da Conceição Soares; E.M. Profª. Olga Linhares Corrêa “Análise dos efeitos do voo espacial em sementes de cebola e agrião e em cistos de Artemia salina”, orientado pela professora Rafaela Sampaio Gomes; e E.M. José do Patrocínio com “Detecção de raios cósmicos através de câmara de emulsão nuclear”, orientado pela professora Priscila dos Santos Caetano de Freitas.
Os outros dois experimentos selecionados foram: E.M. Farol de São Tomé e EM Albertina Azeredo Venâncio “Efeito da radiação em sementes de Myracrodruon urundeuva e Eucaliptus urograndis”, professores: Gustavo Gomes Chagas e Inga Gonçalves de Azevedo; e CEMSTIAC com “Efeito da radiação sobre Saccharomyces cerevisiae”, professor: Gustavo Gloria Viana.
A parte da tarde do evento foi iniciada com a apresentação da “Ópera Mundial da Ciência” com o tema de 2018, executada pelos estudantes da escola municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira.
Este ano, o Clube de Astronomia Louis Cruls completa 23 anos de atividades em prol da popularização do estudo sobre o universo sideral e dos corpos celestes, sendo um dos mais ativos do mundo. Para Marcelo Oliveira, presidente do clube, é sempre um prazer poder popularizar a astronomia. “A cada evento mais pessoas são motivadas e se tornam multiplicadores. Poder estar aqui realizando, mais uma vez, um evento desta magnitude, com tantos grandes nomes da ciência mundial, é a concretização de um sonho coletivo”, confessa.