Notícia no detalhe
Professores municipais podem se inscrever para seminário sobre história da África
Evento contará com a presença do consulado de Angola e abordará o livro “O que você sabe sobre a África?...” adotado nas escolas municipais.
Estão abertas as inscrições para professores de História, Geografia e Artes da rede municipal para o seminário “História da África, Educação e Debates”. O evento acontece nos próximos dias 29 e 30 no auditório Miguel Ramalho, no IFF Centro, com a presença do Consulado Geral da República de Angola no Rio de Janeiro. Na oportunidade, será abordado o livro “O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros”, trabalhado com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O cadastro pode ser feito AQUI
A iniciativa é fruto de uma pareceria entre a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Projetos e Convênios; Superintendência de Igualdade Racial (Supir); Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas (CONAQ) e Fundação Cultural Palmares (FCP), de Brasília, com o apoio Consulado Angolano. A adoção do livro pela rede municipal faz parte do projeto “Conhecendo Nossa História: da África ao Brasil” da FCP, construído para fomentar o cumprimento a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que tornou obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira.
— A educação é um instrumento de formação de opiniões, consciência crítica e viabilização de mudanças na sociedade. O conhecimento da cultura africana, quando eficientemente difundido, traz êxito no alcance dos objetivos educacionais, os quais visam a atribuição do valor devido a esta cultura, redução significativa de preconceito de qualquer natureza e, principalmente os que englobam cor de pele e a religiosidade. É uma obra que é de extrema importância, onde os estudantes poderão encontrar textos, imagens e informações que dão significados à concepção do ser afro-brasileiro, de africano e da rica cultura em que estamos inseridos — conclui a Subsecretária de Projetos e Convênios da Smece, Joana Campinho.
Mil exemplares do livro foram doados à secretaria de Educação através de um termo de compromisso assinado pela Prefeitura de Campos com a Fundação Cultural Palmares no ano passado, articulado pela Conaq, e outros cinco mil títulos foram adquiridos pela Smece com verbas federais. A assinatura do termo pressupõe ainda capacitações para professores e gestores.
— Estamos promovendo uma ampliação do ensino da história da África através de uma parceria estreita com o consulado de Angola, que está nos cedendo professores africanos para debater aqui na nossa rede, ampliando a percepção de todos sobre o tema. Estamos avançando muito em um setor que é fundamental na construção de uma sociedade mais justa, menos racista, que é na educação — destaca Rogério Siqueira, superintendente da Supir.
O livro é uma síntese de uma obra feita pela Unesco durante 35 anos por 350 especialistas em história do continente africano, consolidada em oito volumes chamada “História Geral da África, na sua origem”.
— Campos é a cidade com maior número de negros da região e a com mais comunidades quilombolas no estado do Rio. É importante que este aluno tenha esta visão, de que mora em uma cidade onde 85% da população é negra como ele. Através deste livro, ele poderá conhecer melhor as raízes de sua história e a legitimidade da articulação e da luta dos movimentos sociais nas garantias dos direitos da população negra — frisa Lucimara Muniz, coordenadora do Conaq.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 20:01:04 Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
- 08/01/2025 18:36:20 Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
- 08/01/2025 17:40:13 CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
- 08/01/2025 17:19:23 Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
- 08/01/2025 16:44:33 IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Chuvas de 60mm em uma hora provocam alagamentos na cidade
0801 18h36Sarau da Casa de Cultura do Farol adiado em razão do mau tempo
0801 17h40CEA e Parque Estadual da Lagoa do Açu realizam Eco Trilha na praia de Farol
0801 17h19Vigilância Sanitária verifica denúncia e interdita restaurante no Centro da cidade
0801 16h44IMTT participa de campanha sobre trânsito seguro das empresas do Porto do Açu
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira