"Hoje é um dia histórico para o município de Campos, quando começamos a resolver, após anos de descaso, a situação do transporte coletivo na nossa cidade". Foi com essa frase que o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, iniciou, nesta sexta-feira (26), no auditório da Prefeitura, a licitação para o serviço de Transporte Coletivo Alimentador de Passageiros, que fará parte do novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo da cidade.
O resultado desta etapa do processo licitatório será publicado até o final da próxima semana, no Diário Oficial do Município.
— O novo sistema integrado "olha" o município como um todo, com sua característica geográfica diferenciada em mais de 4 mil km2 e mais de 500 mil habitantes e onde em um polígono de 60 km2 temos concentrado 72% da população. Os demais 28% da população, mais de 140 mil pessoas, estão distribuídos em cerca de 3.9 mil km2. Por estas características, o projeto precisava ser diferenciado e foi estudado ao longo de oito meses e apresentado na Câmara Municipal. O ano de 2019 será o ano da mudança positiva do sistema de transportes — destacou Quintanilha.
Para participar do processo de licitação, é necessário ser pessoa física com experiência no transporte de passageiros. A Comissão de Licitação vai avaliar ainda, o ano de fabricação do veículo; presença de multas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH); além da participação em cursos voltados ao aperfeiçoamento no transporte de passageiros.
— Parabenizo o município e à equipe do IMTT pela iniciativa, já que a licitação era necessária e de extrema importância para atender as necessidades dos usuários. Neste momento, vemos a construção de um projeto duradouro, de maior segurança para a categoria e melhor condição de mercado para os operadores. Efetivamente, está sendo construindo um novo transporte no município — destacou o presidente da Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, Vinicius Mesquita.
O novo sistema será composto por linhas alimentadoras (vans e micros) e linhas troncais (ônibus). A proposta do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte é integrar o transporte alimentador de menor capacidade - como vans e micro-ônibus - aos ônibus, em todas as áreas distritais do município, levando até terminais próximos à área urbana.
— Hoje é um dia muito importante para a cooperativa, um dia de vitória, pois já fazemos parte do sistema de transporte há mais de 20 anos e desde 2013, pedimos por esta licitação. O governo Rafael Diniz foi o único que teve interesse em nos atender. Os nossos cooperativados estão muito felizes por enfim, estarem sendo ouvidos - ressaltou a presidente da CamposCooper de Farol de São Tomé, Rosana Moreira.
O presidente da CooperGoyta de Goitacazes, Márcio Fernandes, também ressaltou a transparência em todo o processo licitatório e o interesse da equipe do IMTT em auxiliar a categoria.
- Represento mais de 40 permissionários e acreditamos neste novo sistema, que foi muito bem explicado para a categoria. Há mais de cinco anos nos preparamos para este processo e enfim, este dia tão esperado chegou. Temos certeza de que este é o início da grande mudança do transporte de Campos, que vai agradar a toda população — frisou.
O advogado representante de mais de 90 permissionários, Francisco Coelho, também esteve presente à licitação e enfatizou a objetividade do edital.
- Este edital é um dos melhores do país e por isso, parabenizo o IMTT. O contrato de 10 anos prorrogáveis por mais 10, só teve no estado do Ceará. Certamente, o novo processo vai trazer muitos benefícios e melhores condições de trabalho para a categoria - destacou.
Através do sistema tronco-alimentador, haverá seis terminais de integração, um para cada região do projeto, e todos os terminais contarão com fiscalização do IMTT. A ligação entre as linhas tronco (ônibus) e linhas alimentadoras (vans e micro-ônibus) será feita pelo cartão integração e não haverá custo adicional para o usuário.