Em Campos, o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, será marcado por uma semana inteira de programação, realizada pelo Programa FortaleSer, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Diversas ações de conscientização, mobilização e combate a estes crimes serão realizadas em pontos estratégicos da cidade, entre os dias 13 e 18 deste mês.
Como tradicionalmente, as atividades iniciarão com uma caminhada, panfletagem e adesivagem no Centro da cidade, momento em que a equipe do Programa aborda a população e faz alertas sobre a seriedade do assunto e a necessidade de pais e responsáveis estarem atentos ao risco e aos sinais apresentados pelas crianças e adolescentes, que são vítimas de abuso e violência sexual. Na segunda-feira (13), a ação começa às 8h, na Praça Tiradentes. A concentração para a caminhada será no cruzamento das Ruas Carlos de Lacerda e Sete de Setembro. Já à tarde, a panfletagem acontecerá nos seguintes pontos: Mercado Municipal, Rodoviária Roberto Silveira e na Pelinca.
Na terça-feira (14), o trabalho de panfletagem e adesivagem será em Guarus: na Avenida Nazário Pereira Gomes, pela manhã; e na Avenida José Carlos Pereira Pinto à tarde. Na quarta-feira (15), a ação acontecerá pela manhã em Goitacazes e à tarde na Penha. No dia seguinte, serão conscientizados os moradores de Morro do Coco e da Tapera. Todas as ações de panfletagem terão envolvimento das equipes do FortaleSer e dos respectivos Creas e Conselho Tutelar.
O ponto alto da programação acontece no dia 17 (sexta-feira), quando o FortaleSer promoverá o VII Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, na Câmara de Vereadores. Esta edição do evento terá como tema “Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes: caminhos possíveis” e reunirá autoridades na área, como Antônio Carlos de Oliveira, que é doutor em Serviço Social, mestre em Psicologia Clínica e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Famílias, Violência e Políticas Públicas”; e a promotora de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude da Comarca de Campos dos Goytacazes, Anik Rebello Assed Machado.
Para encerrar a programação, no sábado (18) Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a equipe do FotaleSer fará um amplo trabalho de conscientização na BR-101, uma da principais rotas da exploração sexual de crianças e adolescentes na região. A ação será direcionada aos caminhoneiros, no Posto da Barreira Fiscal; e aos demais motoristas, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (Lagamar). Já na Cidade da Criança haverá uma ação direcionada aos pais, sobre os cuidados que devem ser adotados para prevenir e também sobre os sinais comumente apresentados pelas vítimas de abuso sexual. Para este evento é necessário fazer inscrição, uma vez que as vagas são limitadas. O para os interessados está disponibilizado no site da Prefeitura (
AQUI).
— A FMIJ se mobiliza no sentido de convocar toda a sociedade a participar dessa luta de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, pois ninguém está livre de ser atingido por essa situação. Todos somos responsáveis. É preciso formar multiplicadores dessas informações para romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes brasileiros de serem vítimas destes crimes — salientou a presidenta da FMIJ, Sana Gimenes.