Notícia no detalhe
Museu Olavo Cardoso fará exposição de Santo Amaro
O Museu Olavo Cardoso lança no dia 15 de janeiro a exposição “Santo Amaro: caminhos da Fé”, que retratará a partir de imagens e textos, o roteiro da ocupação dos jesuítas beneditinos em Campos dos Goytacazes, a partir da construção da antiga Catedral Diocesana, chegando até as 22 igrejas e capelas localizadas na Baixada Campista. A exposição será duplicada e levada também para o stand do turismo, em Farol de São Tomé, para que a comunidade local e os turistas possam conhecer a história das antigas construções religiosas.
A equipe de pesquisadores do Museu realizou a pesquisa de campo durante o mês passado e nos primeiros 15 dias de dezembro, sob a coordenação da historiadora Sylvia Paes, organizando em seguida todo o roteiro que está listado a partir da localização de cada construção.
- A exposição tem o objetivo de reconstruir todo o nosso passado religioso histórico, que começou com a chegada à região dos padres beneditinos que ocuparam nossos espaços e ficaram por um longo tempo - afirma Sylvia, que acrescenta que a pesquisa apontou a grande diversidade de cultos a diferentes santos e santas e chegou até os dias atuais, expondo a real situação das construções, hoje cuidadas pela Diocese de Campos.
A pesquisa de campo levou os pesquisadores a se deslocarem para os distritos onde estão as capelas e a buscarem a complementação das informações a partir de entrevistas com moradores idosos que sempre viveram na baixada.
Ainda dentro do projeto, está prevista a ida dos pesquisadores Bruno Guimarães e Luís Cláudio Silva Filho, acompanhados por Sylvia, ao Rio, para uma reunião no Mosteiro de São Bento, que é a matriz do mosteiro de Campos, a ele está subordinado. O grupo pretende colher mais materiais sobre algumas capelas que não têm registros escritos no município. Haverá ainda palestra sobre liturgias católicas e a transformação dos rituais desde a época dos beneditinos até hoje.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/09/2025 11:01:47 Repescagem do Transporte Universitário terá atendimento de 15 a 19 de setembro
- 11/09/2025 10:53:13 Setembro Amarelo: Clube da Terceira Idade realiza Tardezinha da Saúde
- 11/09/2025 10:43:07 Palestrante da França no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação
- 11/09/2025 09:27:20 Com mais de 24 mil atendimentos, “Social + Perto” comemora 3 anos em evento especial
- 11/09/2025 08:41:32 Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
Repescagem do Transporte Universitário terá atendimento de 15 a 19 de setembro
1109 10h53Setembro Amarelo: Clube da Terceira Idade realiza Tardezinha da Saúde
1109 10h43Palestrante da França no IV Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais na Educação
1109 09h27Com mais de 24 mil atendimentos, “Social + Perto” comemora 3 anos em evento especial
1109 08h41Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes