Cemei: disciplina e despertar pela educação em tempo integral com aulas de capoeira
O Cemei do Parque Aurora agora oferece o aparato necessário para aperfeiçoar o desempenho escolar, com laboratórios, salas de dança, música, lutas, cursos de línguas e quadra totalmente reestruturada
Alunos do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei), Ciep do Parque Aurora, desfrutam da nova estrutura do espaço entregue oficialmente na última quinta-feira (16), durante solenidade com a presença do prefeito Rafael Diniz. Com aulas de capoeiras no turno complementar, os estudantes aprimoram o conhecimento aplicado na sala de aula através da disciplina vivenciada no esporte.
Segundo Rafael Martins, graduado em capoeira da Associação Angonal, os participantes estão mais motivados com o novo ambiente proporcionado à prática.
- Tem sido maravilhoso ver todos os dias essa estrutura tão linda. A cada dia eles me pedem para treinar mais. Até em horários que não são deles, me pedem. Eu busco aliar essa empolgação também aos cuidados com a preservação do espaço – disse.
Jeferson Oliveira, de 14 anos, aluno do 5º ano do Cemei, fala com entusiasmo sobre as novidades oferecidas na escola. "Tá melhor do que antes. É importante pra gente ter essa oportunidade de estudar e participar de outras atividades. Ficamos mais motivados e isso influencia muito no nosso rendimento. Estou mais à vontade pra passar mais tempo aqui", destacou.
Além da capoeira, o Cemei do Parque Aurora agora oferece o aparato necessário para aperfeiçoar o desempenho escolar, com laboratórios, salas de dança, música, lutas, cursos de línguas e quadra totalmente reestruturada.
Cemei - O Cemei é um projeto educacional inspirado na ideia revolucionária do antropólogo Darcy Ribeiro. Os estudantes ficam o dia todo na escola e, para isso, recebem quatro refeições balanceadas diárias, orientadas por nutricionistas. Em um turno, possuem o conteúdo básico curricular, em outro têm atividades programadas de acordo com o ciclo de aprendizado, sendo fundamental I (1º ao 5º ano) ou II (6º ao 9º).
Essas atividades contemplam: Curso de Inglês; Oficinas de Ciências e sustentabilidade no laboratório próprio; oficinas de informática, no laboratório; Oficinas de Linguagens e de experiências matemáticas, com trabalhos lúdicos; Oficinas de Ciências Humanas; Reforço escolar; Oficinas de artes: Canto coral, artes plásticas e instrumentos musicais, em salas apropriadas; Dança; Lutas; Jogos esportivos e de raciocínio, como xadrez e dama.