Notícia no detalhe
Rio Paraíba atinge 10 metros e Defesa Civil atende localidades
O Rio Paraíba do Sul chegou a cota de 10 metros no fim da tarde desta quarta-feira (29) em Campos e já desalojou mais de 25 famílias na Ilha do Cunha, comunidade ribeirinha do bairro do Caju. Equipes da Defesa Civil removeram, até o início da noite, as famílias para o Centro Educacional 29 de Maio, o abrigo mais próximo da comunidade. Outras equipes estão de plantão na localidade de Três Vendas, Ururaí, Murundu e Santo Eduardo, onde mantêm base. A prontidão em Três Vendas é em função da subida do nível do Rio Muriaé, que chegou a 5,87 metros, cerca de dois metros acima da sua cota normal. Em Murundu e Ururaí, as equipes atuam com uso de motobombas possantes para drenar águas das casas e ruas com problemas de drenagem, que serão resolvidos após a conclusão das obras do Programa Bairro Legal.
Na manhã desta quinta-feira (30), outras equipes da Defesa Civil e das Secretarias de Família e Assistência Social e de Obras e Urbanismo vão se deslocar com veículos e máquinas para a região do Imbé. A atuação das equipes será para abrir valas e remover barreiras em diferentes pontos da Estrada de Conceição do Imbé, na região Serrana do município. Devido ao grande volume de água na estrada, a comunidade de Mocotó está isolada e vai receber atenção do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) da Prefeitura de Campos.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Marco Soares, o nível do Rio Paraíba do Sul estabilizou ao atingir a cota de 10 metros e a tendência é o volume de água baixar. “Estamos fazendo o monitoramento dos rios Ururaí, Itabapoana e Ururaí, de forma permanente. O Paraíba do Sul tende a baixar porque já estabilizou em Itaocara e Santo Antônio de Pádua. O Muriaé já baixou 20 centímetros em Itaperuna e não deverá afetar Italva nem Cardoso Moreira nem Três Vendas, em Campos”.
- O Ururaí já recebeu o grande volume de água que tinha que receber, mas não transbordou porque a Lagoa de Cima estava vazia e recebeu toda água que choveu na Serra. Em Ururaí, o rio está com 2,60 metros e a nossa equipe está naquele distrito com bombas e veículos. Amanhã (quinta-feira, 30), estaremos no Imbé para liberar a estrada e levar atendimento às 50 famílias que estão isoladas, mas em contatos permanentes pelo telefone - , informou Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 16:28:12 Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
- 07/05/2025 15:07:33 Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
- 07/05/2025 14:57:26 Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
- 07/05/2025 14:29:27 Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
- 07/05/2025 11:59:59 Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
Caravana da Juventude leva atividades de lazer e palestras aos alunos do CEMSTIAC
0705 15h07Primeira-dama participa de festa de turmas da patinação da FME pelo Dia das Mães
0705 14h57Hospital Ferreira Machado registra recorde de atendimentos e internações
0705 14h29Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses
0705 11h59Qualificação e Emprego divulga lista de habilitados para curso de Primeiros Socorros
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento