Prefeito abre apresentação do TCE-RJ para aperfeiçoamento de servidores
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reúne representantes de Aperibé, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, São Fidélis, São José de Ubá e Santo Antônio de Pádua
O prefeito Rafael Diniz abriu, na tarde desta quarta-feira (29), o Programa de Formação e Capacitação da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Organizado pela ECG, o evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Campos e conta com representantes de Aperibé, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, São Fidélis, São José de Ubá e Santo Antônio de Pádua.
Rafael Diniz destacou a importância da reunião de vários municípios visando melhor capacitação para cada gestão:
— É extremamente importante que, em mais uma oportunidade, como propõe o Consórcio Intermunicipal, nossos municípios se encontrem pensando e visando discutir juntos melhorias para cada população. Unidos, podemos nos preparar e projetar melhor, avanços para cada uma de nossas cidades — destacou o prefeito de Campos, que também presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf).
A iniciativa visa a capacitação de servidores municipais para o melhor desempenho de em suas funções. São apresentados conhecimentos relacionados à legislação voltada ao controle de contas públicas e melhoria de gestão pública. O projeto foi apresentado pela diretora-geral da ECG do TCE-RJ, Karen Stefan Dutra. Ela destacou que é fundamental o interesse do servidor por novos conhecimentos e por discutir e alcançar novas qualificações:
- Ter uma equipe capacitada e atualizada é primordial para cada administração pública. Nossa missão está focada no ensino e pesquisa dedicados à gestão municipal. A ideia é que as gestões obtenham resultados que possam somar em suas ações práticas – contou.
Controle interno, gestão de crédito tributário, conhecimentos básicos do sistema de regimes próprios de Previdência Social, aspectos gerais de contratos administrativos, gerenciamento de riscos na Administração Pública, procedimentos prévios aos contratos de Administração Pública, gestão de bens patrimoniais, gestão e fiscalização de contratos e contratação e fiscalização de Obras Públicas serão os temas abordados entre 1º de junho e 20 de novembro, com explanações online e presenciais – sempre na sede da Universidade Candido Mendes.
O secretário de Gestão Pública, André Oliveira, ressaltou como fundamental a participação de servidores em uma ação de capacitação:
- Muito significativo Campos participar e ser polo da Escola de Contas e Gestão, que abrange 17 municípios entre Norte e Noroeste Fluminenses, com cursos de suma importância para o andamento e evolução de cada gestão de cidade. É uma oportunidade para que os servidores da região possam se capacitar junto ao TCE e de forma gratuita – pontuou.
O governo municipal esteve representado pelas secretarias de Governo, Agricultura, e Educação, Cultura e Esporte, superintendências de Ciência, Tecnologia e Inovação, Envelhecimento Saudável e Ativo, Justiça e Assistência Judiciária e Limpeza Pública, Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ e Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.