Notícia no detalhe
Trabalho de Campos com idosos é apresentado em congresso internacional do SUS
Prefeitura de Campos, através da Superintendência do Envelhecimento Saudável, firmou parceria com o aplicativo Medex, que monitora o quadro clínico dos assistidos
Resultados positivos em relação à saúde dos idosos de Campos são apresentados em Congresso Internacional do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado no início deste mês, em Teresina (PI), e reuniu as maiores autoridades em saúde pública. Os dados de Campos são referentes ao aplicativo Medex que monitora remotamente o quadro clínico dos usuários.
Diante do sucesso, a empresa disponibilizou 10 mil downloads para os idosos que ainda não desfrutam do serviço operacional. Este trabalho é pioneiro erealizado pela Prefeitura de Campos por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), sem gerar ônus aos cofres públicos.
Em menos de seis meses após a instalação do aplicativo nos smartphones dos idosos, os resultados são muito significativos: reduções de aproximadamente 50% de rehospitalização, mais de 20% no peso corporal dos usuários do aplicativo, 25% da pressão arterial dos hipertensos e mais de 29% da glicemia em diabéticos e resistentes à insulina.
Elizete Monteiro, de 67 anos, é aluna assídua das atividades oferecidas no Centro Dia, em Guarus. Ela reconhece a eficácia do aplicativo na melhora da sua qualidade de vida.
- Desde a juventude, luto contra problemas de cunho emocional. No dia que instalaram o aplicativo no meu celular confesso que fiquei meio receosa, desconfiada de "falar com uma máquina". Mas, de lá pra cá, tudo mudou. Sou outra pessoa. Eles (atendentes) do Medex me ligam, mandam mensagem, perguntam porque não inseri os dados, como glicose e pressão arterial. São meus filhos virtuais. Não sei mais viver sem eles – admite a aposentada.
A superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, comemora os resultados. “Na prática, o cuidado de prevenção com o idoso impacta em uma menor utilização de serviço emergencial hospitalar, gerando economia para o município. A disponibilização de mais downloads, a custo zero para o município, vai permitir, inclusive, oferecer o serviço de prevenção à população envelhescente, por meio da Secretaria de Saúde, por exemplo. Assim é a gestão do prefeito Rafael Diniz: comprometimento e responsabilidade com a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.
O CEO da Medex, Paulo Campos, foi quem apresentou os dados extraídos de Campos no Congresso. “O objetivo do sistema é atuar de forma preventiva, diagnosticar e monitorar a saúde do idoso em tempo real. E, em Campos, esta iniciativa é um sucesso”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/04/2025 11:08:50 City Tour leva congressistas de evento realizado na FMC a conhecerem Campos
- 12/04/2025 10:29:31 Artigo científico de educadores de Campos em Congresso de Educação
- 12/04/2025 08:41:10 Testagem rápida para IST’s pode ser feita nas Unidades de Saúde do município
- 12/04/2025 08:23:53 VISA antecipa ações para o Prefeitura em Ação em Travessão
- 12/04/2025 07:36:24 Estoques críticos e baixa procura preocupam Hemocentro Regional de Campos
City Tour leva congressistas de evento realizado na FMC a conhecerem Campos
1204 08h41Testagem rápida para IST’s pode ser feita nas Unidades de Saúde do município
1204 07h36Estoques críticos e baixa procura preocupam Hemocentro Regional de Campos
1204 10h29Artigo científico de educadores de Campos em Congresso de Educação
1204 08h23VISA antecipa ações para o Prefeitura em Ação em Travessão
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
4Servidores que não atualizaram dados cadastrais devem comparecer ao CIDAC
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta