Escolas da rede municipal de Campos participaram na última quarta-feira (29) da primeira reunião pedagógica do programa de sustentabilidade: Projeto Escola Arteris e Viva Meio Ambiente. O evento aconteceu em Rio Bonito, região metropolitana do Rio de Janeiro, e reuniu unidades de todo o estado. A reunião foi promovida pela Arteris Fluminense. Ao todo, seis unidades de Campos fazem parte do projeto, que acontece em parceria com a subsecretaria de Projetos e Convênios da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Campos.
O objetivo do encontro foi apresentar os diversos materiais pedagógicos que poderão ser utilizados em sala de aula para tratar de trânsito e meio ambiente. Na oportunidade, também foi apresentada a Nova Plataforma, que é o elo de comunicação das unidades escolares com a Arteris.
Segundo Aline Nogueira, gerente de Projetos Especiais da Smece, a parceria com a Arteris estimula os integrantes da Educação Pública a colocar em prática ações eficazes de consciência ambiental e segurança no trânsito.
- As atividades desenvolvidas nesta capacitação pedagógica foram criativas e estimulantes. Foi um dia de aprendizado com fatos do dia a dia que, com certeza, levaremos para desenvolver com nossos alunos. Todas as atividades são compartilhadas na Plataforma que nos foi apresentada. O coordenador da escola e os professores tem seu acesso, as atividades são avaliadas e nos colocam num patamar de premiação. Isso também é um bom incentivo para professores e alunos - frisa.
O Projeto Escola Arteris e Viva o Meio Ambiente é composto por iniciativas de cunho educacional que envolvem escolas, professores e alunos em cinco estados brasileiros. Todo material pedagógico é distribuído pela Arteris para as escolas cadastradas no programa e fica disponível para o uso com toda a unidade escolar. Tratam-se de exercícios que podem ser aplicados em sala de aula junto a estudantes.
“Os recursos pedagógicos são importantes aliados para que os educadores consigam atuar transversalmente, em paralelo ao conteúdo programático do Ministério da Educação”, afirma a coordenadora de Sustentabilidade da Arteris, Maria José Finardi.
Quanto à Plataforma, o diretor de Projetos e instrutor da capacitação, Lucas Nykiel, da empresa Solar Plataformas, informou que ela foi desenvolvida para facilitar e integrar todos as iniciativas e projetos que compõem o Programa de Sustentabilidade da Arteris. O Objetivo é facilitar a comunicação entre a Arteris e os professores, de forma totalmente digital, tendo como pilares a inclusão digital e a sustentabilidade.