Campos sediará nos dias 3 e 4 de junho o Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento acontece no IFF Guarus, das 8h às 17h, e contará com a presença de representantes de outros oito municípios da região. O PNAIC foi uma das medidas de incremento da Educação Básica suspensas pelo governo federal neste ano. Para garantir a continuidade no município, a Prefeitura de Campos firmou uma parceria com a UFRJ, viabilizando a realização do seminário e demais ações.
- Seria um prejuízo muito grande para o município interromper o PNAIC, mas graças a parceria inovadora da Prefeitura de Campos com a UFRJ, uma das maiores e mais importantes universidades do país, nós garantimos que Campos não ficasse de fora desta iniciativa que promove capacitações para professores e alfabetização na idade certa para as nossas crianças-, explica Joana Campinho, subsecretária de Projetos e Convênios da Smece.
Campos é o polo regional do PNAIC. O pacto foi criado em 2012 pelo governo federal e é um compromisso formal e solidário entre os entes federados para assegurar a alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Capacitações para os educadores são algumas das ações realizadas. Este ano, o Ministério da Educação encerrou o programa de bolsas para formadores. Para viabilizar a manutenção dos cursos em 2019, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da subsecretaria de Projetos e Convênios, e Faculdade de Educação da UFRJ firmaram a parceria. Serão atendidos, em média, 345 professores alfabetizadores e 104 escolas de Campos.
O tema desta edição é “As vozes dos municípios no PNAIC”, objetivando socializar a apresentação de pesquisas, trabalhos, estudos, avanços e desafios na formação continuada dos professores dos sistemas de ensino de educação, assim como contribuir com os projetos educacionais, colaborando com uma formação mais científica e um trabalho docente ainda mais eficaz.
O primeiro dia do evento será voltado para formadores e coordenadores locais. Já o segundo dia, será para professores alfabetizadores. A programação conta com palestras, painéis de discussão e mesas redondas com professores da UFRJ e representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).