Alunos do Centro de Educação Municipal Integral - Cemei Parque Aurora - têm ampliado as capacidades criativas através das Oficinas de Artes, que contemplam artes visuais, aulas de música e dança na unidade. Com atividades voltadas a novos instrumentos utilizados para a confecção de obras artísticas, os estudantes aprimoram o cognitivo e adquirem o primeiro acesso à ludicidade.
Durante a primeira semana de aulas oferecidas nas novas salas, as turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental aprenderam a manusear uma técnica com durex na criação de ambientes em cartolina. As atividades realizadas são sempre no contraturno das aulas regulares. Cada semana, uma nova possibilidade técnica é oferecida aos alunos que precisam iniciar e concluir criações.
Para a professora Cândida Medina, a iniciativa proporciona o aperfeiçoamento nas habilidades motoras e disciplinares dos participantes. "Aqui, eles têm a liberdade de explorar o processo criativo, ter acesso ao lúdico e, ainda, sair do lápis, caneta e papel. Dessa forma, desenvolvem com o tempo a necessidade de uma boa interação pela continuidade do trabalho a ser desenvolvido", destaca.
Segundo a coordenadora de Artes da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), Sarah Pereira, a oportunidade proporciona ampliação no repertório estético dos estudantes.
- As oficinas de artes no CEMEI possibilitam que os alunos tenham experiências estéticas diversas além das aulas de arte já vivenciadas na grade curricular. São vivências que tem por objetivo ampliar o repertório e desenvolver a poética pessoal dos alunos através da experimentação das linguagens artísticas. É uma oportunidade singular dentro de uma escola pública campista - destacou.
Cemei – Inaugurado no início de maio, o Centro Municipal de Educação Integral é um projeto educacional inspirado na ideia revolucionária do antropólogo Darcy Ribeiro. Os estudantes ficam o dia todo na escola e, para isso, recebem quatro refeições balanceadas diárias, orientadas por nutricionistas. Em um turno, possuem o conteúdo básico curricular, em outro têm atividades programadas de acordo com o ciclo de aprendizado, sendo fundamental I (1º ao 5º ano) ou II (6º ao 9º).
Essas atividades contemplam: Curso de Inglês; Oficinas de Ciências e sustentabilidade no laboratório próprio; oficinas de informática, no laboratório; Oficinas de Linguagens e de experiências matemáticas, com trabalhos lúdicos; Oficinas de Ciências Humanas; Reforço escolar; Oficinas de artes: Canto coral, artes plásticas e instrumentos musicais, em salas apropriadas; Dança; Lutas; Jogos esportivos e de raciocínio, como xadrez e dama.