Notícia no detalhe
Feira traz plantas nativas do bioma da Mata Atlântica
Por: Eduarda Lontra (estagiária) -
Foto: Bárbara Lemos - 05/06/2019 - 17:45:13
Com várias atividades voltadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), o 4º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas e a 1ª Feira de Sustentabilidade de Campos dos Goytacazes, terminaram neste dia no campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA) em parceria com o IFF.
A Feira apresentou diferentes estandes, entre eles o da Coleta Seletiva, realizado pela SMDA, onde está sendo feito o recolhimento de lixo eletrônico como pilhas e óleos, além de expor diversos objetos feitos com materiais recicláveis, um exemplo é a telha ecológica fabricada com caixinha de leite. Houve exposição de cerca de vinte espécies raras de plantas nativas do bioma da Mata Atlântica, que em breve serão plantadas em uma área verde do Bosque da Aldeia localizado no Parque Aldeia, às margens do Rio Paraíba do Sul.
- Com o reflorestamento dessas espécies nós estamos conscientizando e mostrando as pessoas a importância de preservar a flora nativa de Campos, dando a oportunidade para elas conhecerem plantas que estão em nossa volta, mas não são tão faladas, como a peroba-de-campos, a sapucaia, o ipê-amarelo-do-brejo e a paineira - destacou o subsecretário da SMDA, Carlos Ronald.
Durante a manhã foram realizadas oficinas de sabão ecológico, reutilizando sabão vegetal; oficina de brinquedos pedagógicos feitos com materiais recicláveis e oficina de garrafas decoradas reutilizando garrafas de vidro. Além disso, um minicurso sobre Energia Fotovoltaica foi ministrado para os visitantes e alunos. Ainda pela tarde, exposições de práticas sustentáveis e projetos, além de uma mesa redonda com o tema “Energia e as mudanças climáticas globais”, que será ministrada pelo secretário da SMDA, Leonardo Barreto e profissionais do INEA e UENF.
— O Fórum é um ambiente muito bom de interação com diferentes públicos, onde tudo surge, como as ideias, as trocas de conhecimentos e novos interesses. Muitos de nossos alunos estão conhecendo as ações e projetos apresentados no fórum pela primeira vez, e já estão pedindo visitas técnicas aos locais. Isso é bom não apenas para os alunos do IFF, mas muitos estudantes, de diferentes regiões estão tendo a oportunidade de vir aqui no Campus e estão se surpreendendo com o espaço — comentou Rogerio Avellar, diretor de Pesquisa Extensão e Inovação do IFF.
Na ultima noite de terça-feira (4), foi realizada uma mesa redonda "O futuro de nossas Águas", com profissionais do IFF, Uenf, Porto do Açu e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/01/2026 18:20:53 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil segue atuando na praia do Farol
- 27/01/2026 18:05:15 Hospital São José reforça serviços de limpeza e manutenção predial
- 27/01/2026 17:16:51 Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
- 27/01/2026 16:59:41 Chamada pública do PAA registra cadastro de mais de 200 agricultores familiares
- 27/01/2026 16:42:03 Visitas às escolas da rede municipal promovem alinhamento para o ano letivo
1
IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
2Continuam abertas as inscrições para o concurso da Educação com 1.000 vagas
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Festa de Santo Amaro 2026 terá programação religiosa e musical em Campos
6293ª Festa de Santo Amaro com programação diversificada






















