Notícia no detalhe
Procon fiscaliza comércio do Farol
A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) preparou uma ampla fiscalização nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e quiosques do Farol, para inibir práticas abusivas que possam comprometer a traquilidade dos consumidores que vão passar o verão na praia campista. A secretária Rosangela Tavares orienta os consumidores sobre os cuidados que devem adotar para não serem lesados.Em relação aos hotéis e pousadas, ela ressalta que é primordial que o que foi contratado com o consumidor seja fielmente cumprido. Toda oferta dos fornecedores deve ser documentada e entregue aos consumidores. “Infelizmente pode ocorrer de o consumidor contratar um serviço e ao chegar ao hotel não encontrar adequadamente o que foi combinado”, alerta Rosangela.
- Se for oferecido “apartamento com vista para o mar”, o consumidor não pode ser hospedado de frente para uma parede ou para os fundos do hotel. A propaganda enganosa não pode existir. Se por acaso, o consumidor aceitar outra acomodação que não seja aquela contratada, deve ter abatimento no preço – orienta a secretária.Dicas para uma boa hospedagem:1. O valor das diárias deve estar exposto na portaria ou na recepção dos estabelecimentos.2. Confira na portaria o horário de início da diária e também do café da manhã, caso seja oferecido este serviço, para não ter aborrecimentos.3. Os apartamentos ou quartos devem informar os valores dos produtos ou serviços oferecidos, inclusive os do frigobar.4. Tenha cuidado com as promoções muito tentadoras. Os preços muito abaixo do mercado podem indicar que as acomodações não são adequadas ou que o serviço não é satisfatório.5. Não existe regulamentação sobre a obrigatoriedade da gorjeta. É uma liberalidade do cliente, que poderá pagá-la ou não.
Bares, restaurantes e quiosques:Bares, restaurantes e quiosques devem informar clara e ostensivamente os preços dos produtos que estão oferecendo. O Procon/Campos encaminhou aos comerciantes do Farol de São Tomé um modelo de tabela de preços que deverão estar afixadas de modo que o consumidor não seja induzido em erro. A assessoria de fiscalização do órgão estará atuando todos os dias para exigir o fiel cumprimento da legislação.Dicas para uma boa alimentação:1. Verifique a higiene do estabelecimento. Observe sempre que possível à pessoa que vai manipular o alimento. Lembre-se que a pessoa que recebe o dinheiro não pode ser a mesma que está preparando o seu lanche ou refeição.1. Observe se os alimentos estão bem acondicionados e se possível, a procedência deles, antes de consumi-los.2. Peça para serem lavadas as latas e garrafas dos refrigerantes e outras bebidas.3. Maionese e catchup devem ser industrializados. Evite consumir em bisnagas ou sacos plásticos, pois ficam expostos à temperatura ambiente e podem causar intoxicação.4. Não aceite canudinhos que não estejam devidamente embalados.Os consumidores podem denunciar as irregularidades ao Procon através dos telefones 22 27256474, 2227256484 e 2227256494 ou pelo site www.procon.rj.gov.br.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda