Muitas ideias, força de vontade, experiências profissionais e um projeto pronto. Demorou alguns anos para a concretização do sonho, mas o empresário Luis Ricardo Nogueira das Chagas, 29 anos, encontrou no Fundecam Inovação, o caminho para o sucesso. Há cerca de sete meses como proprietário do Boteco Urbano Foodbus, em sociedade com o irmão, Ricardo Luis das Chagas Júnior, 33, a trajetória de conquistas não foi fácil.
- Tinha um projeto pronto desde 2014, mas por inúmeros fatores não foi concretizado. Após algumas tentativas frustradas e um tempo para reorganizar as ideias, minha mãe, nossa maior incentivadora, nos disse para procurar o Fundecam. Fomos muito bem recebidos, tiramos todas as dúvidas e mostramos nosso projeto. O crédito foi liberado em abril de 2018 e em novembro, abrimos nosso boteco, que hoje é um grande sucesso - explica Luis Ricardo.
O Novo Fundecam, reformulado em 2017 pela Prefeitura de Campos, conta atualmente com quatro linhas de crédito - Fundecam Empreendedor, o Fundecam Agricultura Familiar, o Fundecam Inovação e o Fundecam Economia Solidária. Desde 2017, foram atendidos mais de 400 empreendedores.
Com o crédito, os irmãos Chagas compraram parte dos equipamentos do ônibus, que se transformou em um ambiente aconchegante e que conta com uma cozinha industrial e mesas e cadeiras modernas. A especialidade do Boteco é o bolinho de feijoada, mas os empresários têm apostado em vários tipos de petiscos e também nos lanches artesanais para manter o movimento em ascensão. O espaço, está funcionando diariamente das 12h às 1h.
- Nosso movimento tem crescido bastante e já pensamos em um novo crédito pelo Fundecam. Sempre tivemos muita garra em lutar pelos nossos objetivos e trabalhamos muito para chegar até aqui. Ver nosso foodbus funcionando e o cardápio conquistando cada vez mais os clientes nos deixa muito emocionados. Nosso sonho foi realizado e ainda vamos conquistar muito mais - concluiu Luis Ricardo, que na época, foi a primeira pessoa a pegar o valor total do crédito do Fundecam Inovação e um dos primeiros a assinar o contrato.
O Fundecam Inovação tem limite de crédito de até R$ 50 mil, com prazo de pagamento das parcelas em até três anos, com carência de três meses e com taxa de juros de 6% ao ano.
- Somente em 2018, foram 20 contratos assinados, com mais de R$800 mil liberados para o desenvolvimento de projetos em inovação, em parceria com o Sebraetec e com a Embrapii. O município é o único do Brasil a ter uma parceria desse tipo com esses órgãos e por isso, estamos inspirando outras cidades a desenvolverem linhas de financiamento similares - concluiu o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira.