A iniciativa da Prefeitura de Campos, através da Superintendência da Igualdade Racial, em oportunizar conhecimento às classes sociais mais necessitadas, formou nesta terça-feira (18), a primeira turma em inglês básico gratuito. A formação foi oferecida em parceria com o Task Cursos. Foram diplomados cerca de 30 alunos em distintas idades, selecionados por perfil socioeconômico. A primeira turma em inglês formada pela parceria entre Supir e Task foi concluída após um ano de curso.
O superintendente da Igualdade Racial, Rogério Siqueira, comentou sobre a ideia em ofertar qualificação a quem tem menos oportunidade:
- É uma política da Supir estabelecer pontes com escolas de cursos, para que possamos oferecer formação curricular a modalidades sociais definidas através dos critérios das leis de cotas racial e social. Iniciativa válida por despertar na sociedade, a começar pelos jovens, a importância em apresentar uma segunda língua, visando um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Ficamos felizes em poder proporcionar essa oportunidade às pessoas - disse.
A técnica em enfermagem, Milena Nunes, inscreveu a filha Mariana, pensando no futuro: "Fiquei sabendo do curso por acompanhar o site oficial da Prefeitura. Pelo próprio portal, realizei a inscrição e estou feliz em ver minha filha, que adora inglês, já falando tão bem", frisou a mãe. “Gostei muito e agora estou animada para fazer mais cursos”, ressaltou Mariana, 12 anos.
Foram formados 26 alunos, entre duas turmas, dividas por turnos da tarde e noite. Professora de um dos turnos, Rhuana Souza definiu como experiência enriquecedora a oportunidade em participar da formação dessas pessoas em uma nova língua:
- Vejo como tão proveitosa aos professores, quanto aos alunos essa oportunidade. Trabalhamos a fase inicial do aprendizado, mas buscando ao máximo as conversações em inglês, o que incentiva bastante o aprendizado. Interessante também o fator de unir pessoas de diferentes vivências, trocando conhecimento. É uma motivação ainda para que eles continuem estudando – declarou.
Para o técnico em telecomunicações Hugo Barreto, agregar essa nova formação ao currículo tem um significado importante:
- Uma experiência positiva e que acrescenta muito pra mim no meu trabalho. Sempre tive interesse em aprender línguas e surgirem novas oportunidades em meu ambiente de trabalho exigindo o inglês. Agora, que consegui, penso que posso crescer na profissão – concluiu.
Novos cursos abertos - Estão abertas até o próximo dia 28, inscrições para os cursos de inglês, espanhol e atendente de farmácia. A Prefeitura, através da Super oferece 60 vagas em inglês - 30 para nível básico e 30 para intermediário -, 40 para espanhol, mais 40 para atendente de farmácia. As turmas são para alunos a partir de 15 anos e as aulas terão início no dia 9 e julho, na sede da Supir.
O resultado da seleção, que obedece a critérios com base na lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, será divulgado no dia 1º de julho. Nesta seleção, 50% das vagas serão destinadas a candidatos auto declarados negros e aos demais, por critérios socioeconômicos.
Os candidatos podem se inscrever através do portal da Prefeitura (
AQUI) ou na sede da Supir, que fica na rua Comendador José Francisco Sanguedo, número 129, no Centro.