A vice-prefeita Conceição SantAnna participou na tarde desta segunda-feira (24), da cerimônia de abertura do XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict) de universidades públicas de Campos, realizado no Centro de Convenções da Uenf. Também compuseram a mesa de apresentação do evento, o reitor da Uenf, Luiz Passoni; o reitor do IFF-Campos, Jefferson Manhães; e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Andrea Latgé. O Confict 2019 acontece ente os dias 24 e 28 de junho, na Uenf.
A vice-prefeita Conceição SantAnna falou sobre a importância da ciência para o desenvolvimento da cidade, uma das apostas da atual administração:
- O tema do Confict deste ano é A Ciência e os Caminhos do Desenvolvimento e a cidade de Campos vem investindo nessa área. Nossos projetos do Viva a Ciência, que serão apresentados no Congresso, estão justamente alinhados com essa ideia, unindo a produção acadêmica às necessidades da administração municipal em prol do desenvolvimento da cidade - comentou a vice-prefeita.
Na noite deste primeiro dia de Confict, serão apresentados os resultados dos 30 projetos do programa Viva a Ciência, iniciativa Prefeitura, lançada em 2018, que concede bolsas de iniciação científica, tecnológica ou de extensão a universitários que desenvolvam projetos dentro das temáticas estabelecidas pelo município, atendendo a demandas da administração pública. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do município, Romeu e Silva Neto marcou presença na abertura.
Com o tema “A ciência e os caminhos do desenvolvimento”, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizaram a 4ª reunião científica anual, voltada à apresentação de pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência.
- A solução para o crescimento do nosso país está nas instituições públicas de ensino. Está nos futuros profissionais formados nessas universidades, nos trabalhos e pesquisas nelas desenvolvidos. Importante ressaltar o incentivo dado pela Prefeitura através das bolsas de iniciação científica. Estamos convictos de que será mais um Confict de muito aprendizado e avanços produzidos por nossos estudantes reunidos – afirmou Luiz Passoni, reitor da Uenf.
Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos projetos aprovados na primeira edição do Viva a Ciência, o Confict 2019 reúne o 24º Encontro de Iniciação Científica da UENF, o 16º Circuito de Iniciação Científica do IFF e a 12ª Jornada de Iniciação Científica da UFF.
O reitor do IFF-Campos, Jefferson Manhães, ressaltou que educação, ciência e tecnologia merecem investimento, reconhecimento e valorização, pois está nelas o caminho para o desenvolvimento do país:
- Orgulho participar de uma iniciativa como esta, proposta pela união entre Uenf, UFF e IFF. Está nas universidades públicas, com nossos estudantes, a receita para vencer qualquer crise, afinal riqueza se alcança por educação de qualidade, ciência e tecnologia. Esse evento é primordial, porque cumpre o papel de popularizar a ciência e mostrar à população que as universidades públicas são fundamentais para o futuro do país – destacou Jefferson Manhães.
O Confict aborda pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país. “Certamente através dessa união entre as universidades visando o crescimento do país, o Confict vai contribuir com a formação de uma sociedade mais justa e melhor”, opinou a a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Andrea Latgé.