A escolha das linhas entre os habilitados e classificados, bem como o sorteio para o desempate para distribuição das linhas alimentadoras foi realizado nesta segunda-feira (8), no Teatro Trianon. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) recebeu os 272 habilitados e classificados para escolha das linhas alimentadores do novo sistema de transporte coletivo de Campos.
O novo modelo de transporte alimentador inicia gradativamente à medida que os veículos dos habilitados são apresentados, cadastrados e adesivados. Uma vez finalizada a licitação, conforme amplamente divulgado, já que o processo está há um ano sendo discutido com a população, o sistema alternativo encerra suas atividades. Assim, as vans do SETAMP rodam até a próxima sexta-feira (12), e a partir do sábado (13), a frota de ônibus será reforçada para o transporte da população durante os dias de transição, tempo que os licitantes assinarão contrato, apresentarão os veículos e iniciarão no sistema alimentador.
O processo de licitação foi iniciado no final de abril e os 272 habilitados já atendem ao número de permissões previstas no edital, 235, e parte do cadastro reserva de 30%.
Os 112 licitantes que tiveram 100 pontos tiveram prioridade na escolha das linhas. Em seguida, foram sorteados os demais empates em ordem decrescente de pontuação. Para garantir a continuidade da transparência em todo o processo licitatório, os nomes dos habilitados foram depositados pelos próprios na urna e a retirada dos nomes foi feita por licitantes voluntários.
O transporte alimentador vai operar em 60 linhas distritais de Campos. Dentro da área urbana delimitada no edital, irão atuar apenas os ônibus. Enquanto os veículos alimentadores não passam pela apresentação e adesivagem, ônibus irão fazer as linhas distritais em apoio aos permissionários. Pelo edital, os ônibus irão operar em caráter transitório nas linhas distritais e, nesta transição, o serviço alimentador oferecerá uma alternativa aos passageiros, com intervalos mais curtos.
Todos os veículos, ônibus ou alimentadores, serão monitorados por GPS para garantir que horários e trajetos sejam cumpridos. A população também terá acesso ao monitoramento via GPS dos veículos do transporte público, através do aplicativo de celular Mobi Campos, que será lançado na próxima sexta-feira (12). O sistema de bilhetagem eletrônica através de um cartão com créditos também permitirá que os passageiros dos veículos alimentadores façam o trajeto que desejam, embarcando em ônibus nas seis áreas de integração, dentro de um período de tempo estipulado para cada linha, pagando apenas uma passagem.
— Como previsto, a distribuição das linhas foi tranquila e todo o processo transcorreu de forma transparente. Nos próximos dias, vamos caminhar com a homologação da licitação e a previsão é de que ainda nesta semana, iniciemos a assinatura dos contratos- ressaltou o Presidente do IMTT, Felipe Quintanilha.
Quintanilha também enfatizou que o período de transição é essencial.
- As vans que saírem da área central precisam trocar os adesivos e os permissionários motoristas auxiliares e devem estar devidamente uniformizados, além de ter que instalar os GPS nos veículos. Vale ressaltar que, para este período transitório, elaboramos um plano de retomada junto ao Ministério Público e as empresas de ônibus, onde estas retomam uma quantidade de ônibus maior do que as existentes atualmente, para suprir a demanda até que as vans e micros comecem a atuar em suas devidas linhas.