O novo sistema de transporte de Campos - Mobi Campos - começa a ser efetivamente implantado esta semana. A sexta-feira (12) será o último dia de circulação do transporte alternativo. As vans e micro-ônibus que venceram a licitação do novo transporte alimentador assinarão contrato com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) a partir de segunda-feira (15). Elas terão um prazo de um mês para se adequar ao novo sistema e iniciar a operação, atendendo aos distritos. Neste período, deverão instalar GPS, adesivagem padrão e bilhetagem eletrônica.
Neste período de transição, a partir de sábado (13), os ônibus assumirão provisoriamente todas as linhas urbanas e distritais, reforçando a frota para atender a demanda da população, conforme acordado com o Ministério Público e o IMTT no Plano de Retomada. Com isso, 260 ônibus estarão nas ruas a partir de sábado.
Em entrevista coletiva nesta quarta (10), na sede da prefeitura, o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, explicou que, atualmente são 120 nos horários de pico. E já durante este período de transição, o importante instrumento dentro do novo sistema de transporte é o aplicativo Mobi Campos, onde o passageiro acompanhará em tempo real o trajeto dos veículos na linha desejada. O app está disponível para download e o sistema poderá ser acompanhado a partir de sexta (12).
A atuação dos ônibus como únicos a operarem na cidade será provisória, enquanto os motoristas de vans e micro-ônibus habilitados pela licitação não iniciam no sistema alimentador, o que acontecerá gradativamente ao longo dos próximos 30 dias.
— As empresas de ônibus estão se preparando nas últimas semanas para atender essa demanda da população durante o período de transição, que está detalhado no Plano de Retomada. As empresas, que estavam com esses ônibus parados nas garagens, por não terem viabilidade financeira para mantê-los nas ruas, irão colocar seus 260 coletivos para atender todas as linhas detalhadas no Plano. O sistema de transporte público da cidade não atende a população a contento há 15, 20 anos, com uma piora significativa nos últimos anos. E buscamos com responsabilidade para resolver essa questão na cidade, por determinação do prefeito Rafael Diniz. É o que planejamos e viemos trabalhando há mais de um ano — explicou o presidente do IMTT.
A elaboração do novo sistema de transporte teve início a partir das demandas da população para que o passageiro fosse a prioridade. Desde julho de 2018, foram 10 audiências públicas, apresentações na Câmara de Vereadores, lançamento de edital para a licitação do transporte alimentador e o processo licitatório em si. Assim, as linhas distritais foram escolhidas por sorteio como critério de desempate na segunda (8). Ao todo, participaram da licitação 351 pessoas e foram consideradas habilitadas 272. As 235 linhas estipuladas no edital tiveram seus motoristas sorteados na segunda e 37 formam o cadastro reserva, conforme também previsto no edital.
O que muda neste sábado?
Os ônibus irão assumir todas as linhas da cidade, urbanas ou das localidades e distritos a partir deste sábado (13), sendo que as linhas distritais serão assumidas pelas empresas de ônibus apenas em caráter provisório ao longo de 30 dias, enquanto os motoristas das vans e micro-ônibus que ganharam a licitação se apresentam com seus veículos para adesivação, instalação de GPS e cadastro, o que tem prazo de até 30 dias.
Por quê?
O novo sistema de transporte coloca ônibus e vans trabalhando em conjunto, e não mais como rivais. Com isso, vans e micro-ônibus farão o transporte de passageiros nas áreas distritais, enquanto os ônibus farão as linhas dos bairros centrais. Nesse sistema, as vans alimentam os ônibus, com o passageiro pagando apenas uma passagem, através do cartão eletrônico recarregável. E enquanto as novas 235 vans não assumem os postos durante o período de assinatura e adesivação, para que a população não fique sem transporte, todas as sete empresas de ônibus que atendem a cidade foram chamadas a retomar o serviço nas áreas distritais por até 30 dias. Nas áreas urbanas, as linhas já são de responsabilidade das mesmas. Apenas na medida em que as vans se apresentam e operam as linhas distritais, os ônibus poderão focar apenas nas suas linhas.
Nesse período de transição de 30 dias, o chamado Plano de Retomada, como saberei os horários dos ônibus urbanos e distritais?
A descrição das linhas e seus horários ou frequências estarão disponibilizados em cartazes nas rodoviárias Roberto Silveira, Shopping Estrada, Terminal Beira Rio, em pontos de ônibus de grande circulação, dentro dos ônibus e também na internet.
Depois que a transição acabar e o sistema de vans alimentadoras começar, onde terei acesso ao cartão?
O cartão Anda Campos para os coletivos de integração poderá ser comprado inicialmente em postos de venda nas duas rodoviárias (Roberto Silveira e Shopping Estrada). Outros pontos serão incluídos posteriormente.
Se eu utilizo apenas as linhas urbanas (ônibus), precisarei do cartão?
Não necessariamente. O cartão é para os passageiros que fizerem uso da integração van-ônibus ou ônibus-vans, que são as linhas dos distritos e localidades, e desejam o direito de pagar apenas uma passagem durante o período de tolerância de 60 ou 120 minutos, dependendo da linha. Embora a venda não seja restrita e qualquer pessoa possa comprar.
Onde eu farei a integração de van para ônibus ou de ônibus para van? Precisarei pagar duas passagens?
Não, você não precisará pagar duas passagens durante 60 minutos para linhas mais próximas ao centro e 120 minutos para as linhas mais distantes. A integração poderá ser feita nos seis pontos terminais espalhados pela cidade: BR 101 Shopping Estrada, BR 356 Furnas, RJ 158 Ambev, Cepop, BR 101 Guarus - Dical e Parque Bela Vista. Tanto vans quanto ônibus terão máquinas validadoras do cartão eletrônico Anda Campos.
E o aplicativo Mobi Campos, como funcionará?
Com o lançamento, na sexta (12), do aplicativo Mobi Campos, de acompanhamento via GPS de ônibus e vans da cidade em tempo real, Campos dá mais um passo a caminho da transformação total do sistema de transporte público da cidade, que tem o passageiro como prioridade. O aplicativo disponível inicialmente para celulares Android e via internet, conta com todas as sete empresas que operam no município e, gradativamente, as 235 vans e micro-ônibus serão vistos também no monitoramento, na medida em que os novos veículos alimentadores forem assumindo as linhas.