A terceira edição do Orçamento Participativo encerrou na noite desta quinta-feira (18), no Centro Esportivo da Escola (Cede) Lulu Beda, no Jardim Carioca, a segunda semana de audiências públicas.
Esta foi a sexta audiência realizada pela Prefeitura de Campos para projetar junto à população as prioridades para a Lei Orçamentário Anual (LOA) 2020. Foi apontada como principal prioridade pela comunidade do bairro, investimentos em saúde, com mais medicamentos nas farmácias básicas e mais infraestrutura das unidades hospitalares. Em seguida foi destacada a igualdade racial, para a criação de cursos preparatórios e reforços às escolas, além da retomada de obras no bairro e proximidades.
A subsecretária de governo, Daniela Tinoco, destacou que, pela primeira vez, a Prefeitura de Campos promove a participação da população em todo o planejamento de gestão, a começar pelo Plano Plurianual, projetado em 2017, ao lado dos munícipes.
O subsecretário de Transparência e Controle, Fernando Loureiro, ressaltou que por iniciativas como esta, o município foi premiado por melhores práticas em transparência. Em fevereiro deste ano, o prefeito Rafael Diniz recebeu, no Rio de Janeiro, dois prêmios de Melhores Práticas da Escola de Contas e Gestão TCE/RJ. Campos foi reconhecida pelos trabalhos com o orçamento participativo, transparência e acesso à informação, implementados a partir de 2017.
Na próxima terça-feira (23), o Centro Municipal de Educação Integral (Cemei) do Parque Aurora recebe mais uma audiência, a partir das 18h. Já foram visitados por esta edição do Orçamento Participativo, Farol de São Thomé, Travessão, Ururaí, Parque Guarus e Goitacazes, além do Jardim Carioca.