Notícia no detalhe
Abertos os Jogos Estudantis de Campos 2019
Serão 60 dias de competição. Ao todo serão mais de 1000 jogos. Os jogos serão divididos em duas categorias 15 e 18 anos.
Foi aberta na noite desta quinta-feira (8), a terceira edição dos Jogos Estudantis de Campos - os JECs 2019. A solenidade aconteceu no ginásio do Instituto Federal Fluminense, IFF campus Centro, reunindo autoridades e alunos das escolas participantes. A vice-prefeita Conceição SantAnna; o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin e o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, deram as boas-vindas aos cerca de 5 mil alunos das 70 escolas das redes estadual, municipal, federal e particular que vão participar do evento. Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a abertura dos jogos.
- Mais um ano dessa realização tão importante para o município, promovendo a integração das escolas através do esporte. Parabenizo a Fundação Municipal de Esportes pela iniciativa e organização - disse a vice-prefeita Conceição SantAnna.
Yuri dos Santos, aluno do Cemei Parque Aurora, acendeu a tocha olímpica abrindo oficialmente os jogos. As cheerleaders também se apresentaram encantando o público e ainda grupos circense. Os alunos de dança do Paraesporte, pelo terceiro ano consecutivo, deram um show de alegria e superação, mostrando que o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão. Nesta edição dos JECs, haverá atletismo paraolímpico.
- É muito bom ver a cidade respirar esporte. Estamos acompanhando o envolvimento das unidades de ensino e dos estudantes ao longo desses três anos, quando o prefeito Rafael Diniz retornou os JECs, após ter ficado parado por mais de 10 anos. Vemos que a cada ano, mais escolas aderem aos JECs, que hoje ganhou grande dimensão superando os jogos estudantis de grandes centros - destacou Thuin.
O sucesso dos JECs foi reconhecido pela Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (Feerj), representada pelo vice-presidente, Celby Santos. A partir deste ano, os atletas campeões estarão automaticamente classificados para competições estaduais, nacionais e até internacionais. “Neste momento, há uma explosão de emoções para vocês atletas que estão participando de uma competição deste nível. Não existe esporte sem educação. É um momento de aprendizado, de controle de emoções. É sempre importante lembrar que todas as vezes que a humanidade se reúne para um evento esportivo é porque ela acredita na paz. Todos nós saímos mais leves por transformar a educação, através do esporte”, disse o secretário de Educação, Brand Arenari.
Mas ele foi representado pelo diretor de pesquisa e extensão, professor Jolivan Lisboao comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, major Luiz Marques Barbosa Kurlan; subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, capitão Thomas Dutra. Os JECs vão reunir competições de xadrez, vôlei, tênis de mesa, handebol, futsal, basquete, futevôlei, atletismo e natação. Ao todo serão mais de 1000 jogos. Os jogos serão divididos em duas categorias 15 e 18 anos. O futevôlei fará sua estreia nos Jogos Estudantis, conforme pediu os alunos durante o Congresso Técnico, realizados entre a comissão organizadora da Fundação Municipal de Esportes e os representantes das escolas.
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação