A Prefeitura de Campos apresentou na tarde desta terça terça-feira (13), no Teatro Trianon, o #VIVAAJUVENTUDE. O evento abre a programação dedicada à comemoração pela Semana Nacional do Estatuto da Juventude, instituída há seis anos. A realização contou com a presença do representante do Fórum Estadual da Infância e Juventude, João Felipe Amaral.
- Momento de mostrar as oportunidades oferecidas aos jovens do município pela gestão do prefeito Rafael Diniz - destacou a subsecretária de Governo, Daniela Tinoco.
A abertura ficou por conta da Smece Band e teve a participação da aluna do Cemei do Parque Aurora Brenda Evellyn, 14 anos. "O Cemei mudou bastante e está incrível. Hoje em dia temos espaço para teatro, dança, e estudamos em uma ótima escola, com alunos maravilhosos. Gosto muito de estudar lá", enfatizou Brenda.
Primeira escola em tempo integral de Campos, o Cemei Parque Aurora tem 578 estudantes e foi inaugurado em maio deste ano (AQUI) após passar por completa reforma, que incluiu a criação de novos espaços.
“Não estamos medindo esforços para que nossos jovens alcancem seus sonhos. Porque entendemos que estes sonhos precisam caber nas esperanças da política, que é o melhor caminho para a construção de um coletivo melhor”, disse o secretário de Educação, Brand Arenari.
Em seguida, foi apresentado o Projeto Viva a Ciência na Escola que contempla 105 alunos do Ensino Fundamental II e da VI à IX fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 20 escolas da rede municipal.
Grupo de dança da Supir contagia público
O conjunto de dança WB - oferecido pela Superintendência de Igualdade Racial -, levantou a plateia. O superintendente da Igualdade Racial, Rogério Siqueira, destacou que respeitando as leis de cotas racial e social, a Supir já ultrapassou o número de 800 jovens atendidos, com iniciativas como cursos gratuitos de línguas e profissionalizantes, além dos preparatórios para o IFF e Enem.
A equipe de Kung Fu e o grupo de dança do Paraesporte também abrilhantaram o #VIVAAJUVENTUDE. O Paraesporte é o maior projeto público esportivo voltado para pessoas com deficiência no país. “O Paraesporte começou como um sonho do prefeito Diniz e hoje é um sucesso. Assim como a Fundação, que passou de 1200 para mais de 20 mil atendidos em 50 modalidades esportivas. Todo um trabalho pensando nos jovens que são nosso futuro”, disse o presidente da FME, Raphael Thuin.
O projeto Semeando Arte, da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), exibiu uma prévia do musical Rei Leão, que será exibido em outubro no Trianon. A presidenta da FMIJ, Sana Gimenes, destacou que a Fundação atende mais de seis mil pessoas com projetos como Semeando Arte e Guarda Mirim. Foi apresentado ainda o Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
O primeiro dia do #VIVAAJUVENTUDE foi encerrado com pelo coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e o grupo Ragha. A programação de Campos, na Semana Nacional da Juventude, prossegue nesta quarta (14), no Museu Histórico, a partir das 18 horas. Com palestras as “O mercado de trabalho e a qualificação Profissional” com a coach de carreira Maria Fernanda Viana e Viviane Lima, Gestora de RH, especialista em neurovendas, consultoria e treinamento.