A Guarda Municipal de Campos (GCM), através do Grupamento de Operações com Cães (GOC) promoveu, no último final de semana (23, 24 e 25), o “Seminário de Detecção, Busca e Captura – Técnicas K9”, no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ministrado pelo Instrutor Wellington Piú, referência da técnica K9 no país, o evento foi direcionado aos profissionais da área de segurança pública que atuam com cães policiais e profissionais adestradores.
Um dos palestrantes foi a médica veterinária responsável pelo canil da GCM-Campos, Francimara Araújo, que apresentou aos participantes a importância do manejo aos animais, da sua alimentação e da prevenção de doenças. “É de suma importância salientar aos profissionais que atuam com cães que, para se alcançar o sucesso na atividade praticada pelo animal, antes deverá ser observado o tratamento que lhe é dado, se sua alimentação está adequada à atividade desempenhada, e, principalmente como está a saúde dele. Sem esses fatores, o animal não corresponderá aos estímulos a ele propostos”, disse a veterinária.
O Coordenador do GOC, GCM Cherene, comemorou o sucesso do evento e a participação de várias Instituições no ciclo de aprendizagem: “Com o crescimento da técnica no país, a Guarda de Campos se antecipou a essa nova realidade e necessidade de atuação com os cães, e vem investindo diariamente nos servidores e nos animais para manter o seu Canil sempre preparado, o que nos torna na atualidade a única Instituição das regiões Norte e Noroeste Fluminense a executar esse tipo de trabalho com cães preparados para detecção, busca e Captura de armas, drogas e pessoas”, destacou Cherene.
De acordo com o comandante da GCM, Fabiano Mariano, esse conceito já foi assimilado pelo GOC, que vem agregando valores significativos no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região, transformando a atuação da GCM fundamental nas ações em conjunto com outros órgãos de segurança pública. “O reflexo pode ser notado nas ações diretas em que o GOC foi acionado e utilizado, e já se somam mais de 40 ações em Campos e nas cidades do Norte e Noroeste Fluminense”, relatou o comandante.
O agente da Receita Federal da cidade de Vitória, Jeferson Ribeiro Marques, parabenizou a organização do evento e o conteúdo abordado no curso. “O Curso foi bastante enriquecedor, as instalações e a área para o desenvolvimento prático do que foi aprendido em sala de aula foram perfeitas. Isso possibilitou aos participantes aplicar as técnicas e todo conhecimento adquirido de forma direta em situações simuladas com a realidade usando os animais. A GCM Campos está de parabéns por proporcionar a integração das Instituições em prol da Segurança Pública”, disse.