Campos está mais iluminada e segura. Nos últimos dez meses, a cidade ganhou aproximadamente 1.600 luminárias de LED - uma tecnologia que garante uma iluminação mais eficiente e com menor custo. Somente na Avenida 28 de Março, foram substituídas cerca de 300 luminárias antigas por outras mais modernas, garantindo mais segurança a pedestres, motoristas, estudantes, moradores e comerciantes.
Estudante da UFF, Igor Oliveira se sentia inseguro ao sair da universidade às 22h. “Voltando para casa de bicicleta, eu ficava com medo de ser assaltado. Com a nova iluminação, a gente se sente mais seguro”, elogia.
- É de suma importância ter uma pista bem iluminada para a gente se sentir melhor, para estar correndo, praticando o nosso esporte - concorda o jornalista Tales Hermes, que costuma correr à noite ao longo da 28 de Março.
As novas luminárias também estão presentes no Centro Histórico, Avenida Pelinca, Avenida José Carlos Pereira Pinto, Caminho de Santo Amaro (RJ-216), Avenida Nilo Peçanha, Orla de Guarus e nas pontes da Lapa e Barcelos Martins. A luminária de LED é mais econômica e dura mais – tem vida útil de até 10 anos, contra uma média de 1 ano e meio das lâmpadas convencionais. Isto diminui a necessidade de manutenção, o que traz economia para o município.
- Com essa substituição, também foi possível verificar o salto de qualidade na iluminação nesses locais, pois as luminárias de LED entregam uma melhor uniformidade (distribuição) da iluminação no plano e possuem um fluxo luminoso muito superior às lâmpadas convencionais. Além disso, já verificamos uma redução no consumo de energia de iluminação pública. No Centro, ela chegou a próximo de 67% - diz o superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte, que seguirá com a modernização em outros pontos do município.
Por outro lado, o uso de ferramentas de gestão e controle que foram implantados permitiu mais agilidade nos serviços de manutenção do parque de iluminação. Nos últimos 10 meses, todos os postes do município foram etiquetados e inventariados, num sistema de gestão que permite determinar a localização de cada ponto de iluminação por georreferenciamento, o tipo de material instalado, potência da lâmpada e altura da instalação, dentre outros.
A Superintendência de Iluminação Pública também instalou um software em plataforma IBM para catalogar as demandas apresentadas pela população, acompanhar as ordens de serviços e elaborar relatórios diários. Além disso, a empresa prestadora de serviço, em parceria com supervisores da Secretaria de Governo, realiza periodicamente o mapeamento noturno dos bairros e distritos, antecipando demandas.
- Com isso, a gente ganhou produtividade e eficiência. Cada equipe consegue executar diariamente uma média de 35 pontos de iluminação, contra 25 de antigamente. Com o uso de tecnologia, hoje andamos menos e atendemos a mais pontos – explica Daniel. Somente nos últimos dez meses, foram feitos 35.047 atendimentos.
Para que a população solicite serviços de troca de lâmpada e manutenção, a Superintendência de Iluminação Pública disponibiliza os telefones 98175-0931, 0800 591 1218 (ligações gratuitas, no horário de 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira) e o WhatsApp 98126-0880.