O prefeito de Campos, Rafael Diniz, esteve reunido nesta segunda-feira (2) com o vice-governador do Rio, Cláudio Castro; o secretário de Estado de Polícia Militar, Rogério Figueiredo de Lacerda; prefeitos da região e lideranças empresariais para tratar de Segurança Pública. Na ocasião, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), foram apresentadas as demandas e as ações implementadas - Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e 1,6 mil pontos de iluminação Led – para garantia da segurança da população campista.
A reunião na sala da presidência da CDL antecedeu o 1º Encontro de Segurança Pública do Norte e Noroeste Fluminense promovido pela 4ª Companhia Avançada de Policiamento Rodoviário e Câmara de Dirigentes Lojistas para fomentar a economia da região e atrair novos investidores, com base nas transformações implementadas na área da Segurança Pública. Rafael Diniz ressaltou a importância da parceria da Prefeitura com outros entes públicos para promoção da segurança pública de Campos e região.
- No encontro, pude ressaltar o papel do município no enfrentamento à violência, do qual a nossa gestão jamais se ausentou. E sempre pensando na segurança da nossa população, inauguramos o primeiro Cisp. Avançamos ainda mais com o projeto de iluminação pública, sendo um ponto primordial, além do apoio da reforma da 146ª Delegacia de Guarus. Caminhamos de mãos dadas em prol da segurança pública do município e região - destacou Rafael Diniz que recepcionou o vice-governador no campo do Goytacaz.
Segundo o secretário de Segurança Pública, general Rogério Figueiredo de Lacerda, o projeto "Segurança Presente" está sendo avaliado, para que em breve seja colocado em prática.
- Nossa intenção é conseguir levar o projeto para todos os municípios e regiões que se encaixam com as principais características, como concentração populacional, centros comerciais e áreas com incidência criminal mais reduzida. Assim que colocado em prática o Segurança Presente fará com que os policiais migrem para outras áreas, ampliando toda nossa segurança — informou o general Rogério Figueiredo de Lacerda.
Vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio de Castro, ressalta que a solução da segurança no estado do Rio de Janeiro não está na metrópole, e sim, no desenvolvimento do interior.
- Esta região é cheia de oportunidades e que merece investimento, mas só iremos conseguir êxito através de projetos, já que o novo ciclo do petróleo e gás está próximo e será fundamental, não só para o Estado no geral, mas principalmente nesta região nos próximos 15 e 30 anos - enfatizou o vice-governador que foi um dos palestrantes do 1º Encontro de Segurança Pública do Norte e Noroeste Fluminense.
Também participaram do 1º Encontro de Segurança Pública do Norte e Noroeste Fluminense o presidente da CDL/Campos, Orlando Portugal; o secretário municipal de Segurança Pública, Darcileu Amaral; o Procurador Geral do Município, José Paes Neto; o subsecretário de Governo, Fábio Bastos; o representante da Prefeitura de Campos no Centro, Luiz Carlos Chicri; os vereadores Igor Pereira, Marcele Pata e Josiane Morumbi; prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa; o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal e o deputado estadual Gil Viana.
Na próxima quarta-feira (4), às 8h, haverá reunião do Conselho Comunitário de Segurança na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).