O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), em parceria com a Prefeitura de Campos, realizaram, nesta terça-feira (17), nova cerimônia de Certificação do Programa Jovem Alerta (PJA). Após três meses de capacitação, 50 jovens assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social se formaram no PJA, que visa prepará-los para o mercado de trabalho. A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade Candido Mendes (UCAM). Em julho, outros 50 adolescentes foram certificados.
De acordo com o secretário da pasta, Marcão Gomes, eles foram encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). "O Projeto recebe, também, jovens dos Conselhos Tutelares e das Unidades de Acolhimento Institucionais da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Eles aprendem sobre como se comportar em entrevistas de emprego, como fazer um bom currículo, entre outros assuntos", destacou Marcão.
O gerente geral dos CRAS, José Vitor Silva, representou o secretário no evento. "Trouxe aqui o abraço do prefeito Rafael Diniz e do secretário Marcão Gomes, que consideram a Educação primordial. Nesse curso, vocês tiveram a oportunidade de adquirir disciplina e conhecimento para atuarem em qualquer área. Invistam nos sonhos de vocês. As oportunidades vão surgir, aproveitem, não parem por aqui. Se preparem cada vez mais. A vida profissional de vocês está apenas começando. E o conhecimento adquirido ninguém vai poder tirar de vocês", comentou.
A psicóloga do CIEE, Letícia Azeredo, agradeceu aos órgãos parceiros e aos jovens por terem perseverado até o final. "Vocês já são vitoriosos por terem chegado até aqui. Um de vocês já foi contratado e por isso não está aqui hoje. Tenho certeza que outras propostas virão e vocês continuarão em nosso cadastro. Vamos continuar acompanhando um por um. Agradeço também aos responsáveis por terem confiado em nosso trabalho. Continuem incentivando seus jovens a serem os protagonistas de suas vidas".
A representante da Universidade Cândido Mendes, Adriana DÁvila, falou da alegria em apoiar o Programa. "É tamanha nossa alegria por ter em nossa casa a presença do CIEE que desenvolve esse trabalho belíssimo em parceria com a Prefeitura. Vocês estão terminando um ciclo de desenvolvimento para o mercado de trabalho. Outros virão, mas vocês já são jovens diferenciados. Continuem se dedicando para mudar a vida de vocês e de quem está ao entorno, promovendo um impacto social positivo. A universidade está de portas abertas. Sucesso!".
O psicólogo do Acolhimento Cativar, Rodolfo Brandão, agradeceu a recepção das assistidas. "Agradeço muito o acolhimento das nossas meninas do Cativar. Elas chegam lá muitas vezes sem cuidados, por causa da negligência familiar e do Estado. A educação é esse cuidado de verdade. Estou muito orgulhoso!", disse.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS
Ana Paula Xavier: "Esse projeto tem ajudado a muitos jovens assim como eu, nos dando oportunidade de ter um desempenho melhor. Cheguei aqui desesperançosa, agora estou mais motivada e com força para ir atrás dos meus sonhos. Me redescobri e desenvolvi, aprendi a me comunicar melhor e como lidar com os problemas sendo bastante profissional".
Célio Marcelino: "O Projeto é simplesmente incrível, uma ideia bem elaborada. Eu melhorei minha comunicação, timidez, tenho mais facilidade para me expressar. Aprendi a trabalhar em grupo, que é algo muito importante, pois sozinhos não fazemos nada".
Josiel Alves: "Além da amizade e união, aprendi como me desenvolver intelectualmente. Aprendi a não somente pensar na vaga de emprego, mas também a realizar sonhos".
Thaís Gomes: Agradeço ao CIEE por nos abrir portas; à UCAM por ter nos recebido tão bem; e à Prefeitura por apoiar um projeto tão importante. Que nossos sonhos se realizem. Tenho esperança de que conseguiremos uma vaga no mercado de trabalho. Parabéns para todos nós".