Após dois dias de muitas palestras, mesas redondas, exposição de ações com uso de tecnologia desenvolvidas nas escolas da rede municipal e até premiação de professoras, chega ao fim nesta quinta-feira (19) o II Seminário de Tecnologia e Mídias Digitais e a II Feira de Educação, Inovação e Tecnologias, realizados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através da coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais. O último dia do evento, no entanto, conta com uma extensa e variada programação de workshops, no “Espaço Maker”, sediado na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Ao todo, mais de 730 pessoas participaram dos três dias de evento.
Os workshops trabalham novas possibilidades pedagógicas a partir dos usos de tecnologias. Muitos deles, são ministrados por professores de laboratórios de Tecnologias Digitais da Smece, como Beatriz Julião Paes, da escola municipal Professor Paulo Freire, localizada em Dores de Macabu. Em uma sala repleta de professores, Beatriz trabalhou o tema “Do Papel ao Game”, usando um recurso já exercido com seus alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, o aplicativo “Desenhe seu jogo”, e viu adultos ficarem tão surpresos quanto as crianças diante da tecnologia e, às vezes, terem até mais dificuldade.
- O aplicativo dá as instruções das cores a serem utilizadas para cada elemento: o chão, os obstáculos, os perigos. Depois do desenho pronto no papel, a gente tira uma foto e o aplicativo introduz um personagem para tentar ultrapassar aqueles desafios que criamos. Os estudantes ficam maravilhados. Falam que criaram o próprio ‘Mário’. É o pontapé pra uma programação. Minha ideia era trabalha-lo com os alunos de quinto ano, mas deu tão certo que até os de Pré III também fizeram - explica Beatriz.
As professoras Lívia Guedes e Aline Tavares tiveram dificuldade de “passar de fase” com os jogos que elas mesmas criaram, mas aprovaram a iniciativa. “É dar protagonismo ao aluno, fazê-lo se sentir envolvido no processo. O professor funciona como um arquiteto cognitivo. É uma felicidade saber que isso está disponível na rede pública”, relata Lívia.
Na sala ao lado, mais adultos fascinados com as possibilidades da tecnologia. Era o Workshop “O uso de Aplicativos Educacionais para o Ensino de Ciências”, com Marcelle Manhães, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Com o aplicativo “Expedições” vários temas tiveram sua realidade aumentada, como o corpo humano e o globo terrestre. Já uma das vencedoras do prêmio “Professoras Inovadoras de Laboratórios de Tecnologias Digitais da Rede Municipal”, realizado na ultima quarta-feira (18), Zanandreia Soares, se juntou a Flávia Alves para explicar como projetar um holograma com material reciclado.
Os workshops seguem até as 17h. Para equipe da coordenação dos Laboratórios de Tecnologias Digitais da Smece, a sensação é de dever cumprido.
-O II Seminário de Tecnologias e Mídias digitais superou nossas expectativas, pela intensidade e interação com o público. Os debates e as palestras promoveram a ampliação dos diálogos e a produção de conhecimentos acerca do uso das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. O evento contribuiu com a formação continuada de professores e demais profissionais da educação, como também contou com a presença de alunos das licenciaturas, alcançando plenamente nossos objetivos-, avaliou a coordenadora dos laboratórios de Tecnologias Digitais da Smece, Anna Karina Vieira de Azevedo.