Os idosos do Centro Dia fizeram uma imersão cultural através de poesias e canções apresentados pelo grupo “Café literário Antônio Roberto Fernandes”, nesta quinta-feira (19). O local escolhido foi o Kanto do Horto. A atividade faz parte da Virada Cultural da Maturidade promovida pela Prefeitura e Campos, por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo, e contou com a presença do professor Fernando Leite.
- Estou muito orgulhoso de estar fazendo parte deste momento. Tão gratificante ver vocês com essa vivacidade, essa alegria de viver. Vocês me fazem lembrar da minha mãe que soube aproveitar a vida. Portanto, aproveitem todas as oportunidades que a vida está oferecendo – destacou Fernando Leite.
Esta é a segunda atividade extramuro que os idosos do Centro Dia participam neste mês. No último dia 12, eles foram ao Horto Municipal participar de um piquenique intitulado “Revivendo".
- Mais uma atividade que tirou nossos idosos da rotina. Extremamente importante mostrar que eles podem ir muito além do que imaginam e através da Prefeitura de Campos, eles estão alçando voos cada vez mais altos com qualidade de vida e dignidade - disse a gerente do Centro Dia, Christiane Mazzini reiterando o agradecimento à proprietária do espaço Kanto do Horto, Lucia Alexin, ao grupo Café Literário e a Fernando Leite.
O Café Literário foi fundado em 2000 pelo poeta campista Antônio Roberto Fernandes. Quando ele faleceu, um grupo de poetas, discípulos e admiradores deram continuidade ao evento e o rebatizaram com o nome de Fernandes. Shows musicais e declamação de poesias fazem parte do Café Literário, que acontece semanalmente em diferentes espaços da cidade. A coordenadora Gleyde Costa, o apresentador que prefere ser chamado como “neguinho”; as cantoras Lia Gouvêa e Jeanne Viterbo receberam muitos aplausos a cada apresentação que foi da dança do ventre à declamação de poesias.
- Tenho 80 anos, nunca fiz uma cirurgia estética. Me aceito como sou, estou envelhecendo, mas minha alma é jovem. Façam o que tiverem vontade, independente dos julgamentos – aconselhou Jeanne.
Para encerrar a semana, nesta sexta-feira (20), a Casa de Convivência de Dores de Macabu preparou uma manhã de recreações, brincadeiras e dinâmicas, com o objetivo de trabalhar a inteligência emocional dos idosos. Já na Colônia de Féria do Farol de São Thomé, às 9h, a psicóloga Grazielle Ferreira vai conversar com os frequentadores do espaço sobre suicídio e depressão.
No dia 27 acontece o tradicional baile no Tênis Clube, as 14h. Para a ocasião está programado aulão de dança de salão com o professor Naldo, show ao vivo, DJ e muitas atrações.