Notícia no detalhe
Bate-papo antecipa ação pelo Dia Mundial de Conscientização sobre Alzheimer
A maioria dos espectadores do Centro Dia eram alunos do Circuito do Equilíbrio. Um dos motivos que levou a geriatra a falar sobre queda e prevenção.
Este sábado (21) marca o Dia Mundial de Conscientização
sobre Alzheimer. A data é utilizada para reforçar a importância da prevenção e
do diagnóstico da doença. Para lembrar a data, a coordenadora do Núcleo de
Atenção Básica à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde, Deborah
Casarsa, conversou com os idosos do Centro Dia do Idoso, nesta sexta-feira
(20). Idealizada pela Prefeitura de Campos, através da Superintendência do
Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),
a programação do Circuito de Palestras continua até o final do mês.
Na parte da tarde, os frequentadores do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP) participaram de uma confraternização com direito a lanche. A maioria dos espectadores do Centro Dia eram alunos do Circuito do Equilíbrio. Um dos motivos que levou a geriatra a falar sobre queda e prevenção.
- A maioria das quedas acontece dentro de casa. Portanto, vamos prestar atenção ao tipo de calçado utilizado para locomoção; iluminação do interior da casa, principalmente durante a noite; animais de estimação; brinquedos dos netos espalhados pela casa. Queda na terceira idade pode atingir uma gravidade inimaginável – alertou a geriatra.
A médica destacou, ainda, a importância do exame de densitometria óssea, oferecido pelo Sistema Único da Saúde (SUS) e que deve ser feito anualmente.
- Os riscos de fratura acontecem por causa da osteoporose. Atividade física; reposição de cálcio e vitamina D, prescrita pelo médico; exposição moderada ao sol; filtro solar na face; tudo isso contribui para a prevenção de quedas e seus agravos – disse.
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Alzheimer, Deborah Casarsa ressaltou que atividade física é comprovadamente importante para retardar as demências.
- Atividades, principalmente, em grupo têm a capacidade de retardar o início do Alzheimer. Porque a animação, a estimulação, a socialização; trabalham as emoções, o humor, a vontade de interagir. Atividades em grupo cuidam do corpo e da mente. Aproveitem a oportunidade que a Prefeitura está oferecendo a vocês. Convidem os amigos, os vizinhos. Vamos envelhecer com saúde e ativos – finalizou a especialista.
Laudelina Carmo, 78 anos, ouviu atentamente às explanações da geriatra e afirmou que "não pretende parar nem tão cedo".
- Já venci um câncer. Tenho uma doença autoimune. Mas, não me deixo vencer. Venho, faço as atividades, cuido de mim porque meu corpo é meu templo – afirmou a idosa.
Circuito de Palestras - No próximo dia 24, às 14h, será vez dos assistidos do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP) participarem da palestra “Cuidando do cuidador do paciente idoso”. Já no dia 27, às 8h, curso de capacitação com Valeska Marinho, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) direcionado aos profissionais da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo e do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/04/2025 11:08:50 City Tour leva congressistas de evento realizado na FMC a conhecerem Campos
- 12/04/2025 10:29:31 Artigo científico de educadores de Campos em Congresso de Educação
- 12/04/2025 08:41:10 Testagem rápida para IST’s pode ser feita nas Unidades de Saúde do município
- 12/04/2025 08:23:53 VISA antecipa ações para o Prefeitura em Ação em Travessão
- 12/04/2025 07:36:24 Estoques críticos e baixa procura preocupam Hemocentro Regional de Campos
City Tour leva congressistas de evento realizado na FMC a conhecerem Campos
1204 08h41Testagem rápida para IST’s pode ser feita nas Unidades de Saúde do município
1204 07h36Estoques críticos e baixa procura preocupam Hemocentro Regional de Campos
1204 10h29Artigo científico de educadores de Campos em Congresso de Educação
1204 08h23VISA antecipa ações para o Prefeitura em Ação em Travessão
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
4Servidores que não atualizaram dados cadastrais devem comparecer ao CIDAC
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta