Dois núcleos em Campos do Tomatec, sistema sustentável de produção de tomates criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), receberam visita técnica nesta terça e quarta-feira (24 e 25). Um dos idealizadores do sistema, o agrônomo Adoildo Melo, da Embrapa Solos do Rio, que presta consultoria, acompanhou a equipe da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), gestora do projeto, em parceria com UFR-RJ, Emater-RJ e Pesagro-RJ. A Secretaria Municipal de Agricultura apoia com o preparo da terra.
— Os núcleos do Zumbi I e da Fazenda Santa Helena foram bem avaliados, com algumas correções a serem feitas no primeiro. No terceiro núcleo, no Zumbi IV, o produtor teve problemas para conter o vento e retomaremos no próximo ano. O Tomatec segue como excelente aposta para a agricultura familiar, com total aporte do município, em apoio à agricultura familiar — afirmou o diretor de Agroindústria da Codemca, Edson Faes.
O Tomatec foi implantado no município no ano passado. No Zumbi I, o casal Rodrigo Ribeiro e Vanusa Prata, que com a ajuda dos cinco filhos, entrou no projeto este ano e iniciou a colheita nos 500 pés plantados em agosto. “Nosso sustento vem da propriedade e vimos no novo cultivo boas perspectivas de aumentar a renda. Desde o início recebemos todo o incentivo da Codemca e estamos confiantes”, afirmou Rodrigo.
Na Santa Helena, o produtor Wando Oliveira se prepara para iniciar a colheita nos 600 pés da segunda lavoura, após bons resultados com o plantio do ano passado. “A produção de 2018 foi boa, mas serviu também como aprendizado. Nesse ano já fizemos ajustes, como a cobertura plástica e proteção lateral, para facilitar o manejo, e estou bastante otimista. Espero que os preços estejam bons”, disse Wando.
Adoildo Melo reconhece que o Tomatec exige muitos cuidados, porque tem como grande bandeira o cultivo sustentável. “Na lavoura do Zumbi I, Rodrigo terá que fazer uns ajustes para melhorar a produção, principalmente na adubação. Na Santa Helena, Wando está mais experiente e deve ter boa produção. E em outubro, daremos um curso aqui em Campos para produtores do município e de outros da região. O Tomatec é uma ótima alternativa para a agricultura familiar, mas é preciso dedicação”, observa.
O responsável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ) para o Tomatec, agrônomo Frederico Veiga, aponta outra vantagem. “Com a produção de tomate passando a ser rastreada, a partir deste ano, o consumidor poderá saber o sistema utilizado pelo produtor, tendo a garantia que não foi usado veneno, por exemplo. Então saberá exatamente o que está comprando”, explica.
— Mesmo com todas as dificuldades financeiras, o prefeito Rafael Diniz faz questão de seguir investindo no Tomatec, porque aposta na agricultura como uma das grandes alternativas para gerar emprego e renda. Este é apenas um de muitos projetos e ações do governo para ajudar o produtor e alavancar nossa agricultura, que ficou abandonada por muitos anos — conclui o presidente da Codemca, Vinícius Viana.