Notícia no detalhe
Novo Canal Campos-Macaé em ritmo acelerado de obras
Com investimento de R$ 18.730.816,24, as obras do novo Canal Campos-Macaé, iniciadas essa semana, estão a todo vapor. A área de intervenção é compreendida entre a Avenida Pelinca e a Avenida Tenente Coronel Cardoso (antiga rua Formosa), num total de 760 metros lineares, até o seu trecho já coberto, em frente ao Mercado Municipal.
O Campos-Macaé será totalmente reformado e urbanizado. Os taludes serão recuperados, assim como toda a parte de sistema de drenagem e esgoto. As vias também serão pavimentadas e um novo calçadão surgirá ao longo do canal, onde os campistas poderão desfrutar de mais um lugar para caminhar. Os ciclistas também conquistarão um novo espaço, já que no novo canal, também será construída uma grande ciclovia.
O projeto traz, ainda, o colorido das flores em um jardim inclinado, onde serão inseridas plantas de forração coloridas e trepadeiras. Nesse canteiro serão apoiados quadros metálicos com uma malha para o apoio dessa vegetação. Grandes arcos que atravessam transversalmente o canal receberão alguns tirantes para a fixação dessas placas. “E para completar o visual tornando a Avenida Beira Valão mais aprazível à noite, uma iluminação de realce destacando os arcos e a vegetação será instalada”, explicou a arquiteta Anne Kellen Apicelo, uma das responsáveis pelo projeto.
Todo o projeto compreende em dar mais conforto e qualidade de vida aos campistas, já que o mau cheiro e péssimo estado de conservação do canal, por falta de manutenção do antigo governo, fez com que as obras fossem um desejo de cada cidadão, conforme explicou Tom Zé. “Vamos acabar ou, pelo menos, reduzir o odor espalhado no Centro da cidade, pelo canal, dando mais dignidade aos moradores e visitantes”, justificou.
O Canal Campos- Macaé é considerado como uma das maiores obras de engenharia do país à época do Império. O seu percurso, com uma largura média de 15 metros, estendia-se por 106 quilômetros[1], sem contar os diversos canais de derivação. Considerando-se apenas a extensão, é o segundo canal artificial mais longo do mundo, sendo superado apenas pelo Canal de Suez (163 quilômetros), e superando o Canal do Panamá (82 quilômetros).
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















