Alunos do Centro Municipal de Educação Integral - Cemei do Parque Aurora participaram, na tarde desta quarta-feira (2), do 1º Circuito de Oficinas ao Ar Livre da unidade, realizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Com dinâmicas das aulas de Inglês Elementar, contações de histórias, apresentações de capoeira e brincadeiras, as crianças se divertiram com a atividade que propôs uma nova forma de aprendizado extraclasse.
Uma das atrações, a história do livro infantil Ururau Pançudo foi apresentada aos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, de um jeito mais divertido, com fantoches. Coordenadora de Diversidade da Smece e uma das autoras da obra Carmem Eugênia Sampaio destacou a necessidade de eventos como esse para o conhecimento regional dos alunos.
- Levar isso pra eles é missão. Um cidadão que não conhece a sua aldeia não pode ser global -, ressaltou.
Isabela Oliveira, 9 anos, estuda no 4º ano do Cemei. Ao assistir atentamente a um vídeo sobre bullying nas escolas, na Biblioteca Interativa, demonstrou entender a importância do incentivo literário.
- Acho importante porque a gente desenvolve a leitura, com a criação de novas histórias e personagens - disse sorridente a menina.
Oficinas demonstrativas de meio ambiente, artes e capoeira também tiveram espaço, com a participação das turmas e outros alunos que se interessaram pela prática. Para Patrícia Tinoco, coordenadora de Ensino Fundamental I, o envolvimento dos estudantes é essencial no desenvolver de muitos benefícios.
- Saúde, integração, motricidade, são aspectos fundamentais no desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente, nesta primeira etapa do Ensino Fundamental -, enfatizou.
Encerrando o evento, nesta quinta-feira (3), a partir das 13h, brincadeiras com palhaços, artistas com pernas de pau, doces e mais diversão serão oferecidas no Cemei do Parque Aurora.