Inúmeras crianças se divertiram na manhã e tarde desta sexta-feira (11), na celebração antecipada do Dia das Crianças no Horto Municipal. A ação realizada pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), foi aberta ao público e recebeu também inúmeras escolas da cidade. No evento, diversas oficinas sobre conservação e preservação de recursos naturais e sustentabilidade foram realizadas.
Durante todo o dia foram ministradas oficinas de: porta-retrato, flores, jogos pedagógicos, brinquedos, teatro, objetos de decoração, compostagem caseira, detergente e oficina sobre as “Consequências da Erosão do Solo”, todas elas utilizando materiais reciclados e reutilizados. Além disso, várias atividades com brincadeiras pedagógicas foram realizadas, além da exposição de animais peçonhentos, empalhados e a exposição na “Trilha de Abelhas”.
— O objetivo dessa atividade no Horto Municipal é que as crianças saiam com visões e experiências diferentes das que vieram e mais conscientizadas em relação à educação ambiental, praticada aqui em nosso município. O dia foi repleto de atrações e principalmente de interatividade entre o meio ambiente e as crianças — destacou Leonardo Barreto, secretario da SMDA.
Segundo uma das organizadoras do evento Gisele Caetano, a intenção do projeto em celebrar o dia das crianças foi justamente unir brincadeiras e conhecimentos voltados ao aprendizado ambiental. “Espero que eles se lembrem não apenas das brincadeiras, mas que saiam com novas experiências e multipliquem”, comentou Gisele Caetano.
Quem participou das atividades foram as amigas Ana Louise Oliveira e Brenda Silva, de 8 anos. “Nós pintamos e participamos das oficinas, mas o que mais gostamos foram os animais empalhados”, comentaram as amigas. Quem também marcou presença foi o “Projeto de Música Amor e Arte”, do El Dourado, que desde 2017 realiza ações conjuntas em eventos da SMDA, levando apresentações musicais com diferentes instrumentos. De acordo com o coordenador do projeto, Jorge Carlos da Silva Junior, o convite para se apresentarem no Horto Municipal foi uma ótima forma dos alunos fazerem uma integração com outras crianças e conhecerem novos horizontes.
— A SMDA sempre nos convida para participar de seus eventos e hoje celebrar o dia das crianças aqui é um momento muito especial para nossos alunos, que puderam aproveitar o ambiente, como crianças que são e mostrarem o que gostam e se dedicam à música — ressaltou Jorge Carlos da Silva.
O evento contou com diversas oficinas ministradas por equipes do Espaço Verde, Centro de Educação Ambiental (CEA), Viva a Ciência, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), além dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com as equipes dos setores Programa de Respeito à integridade Ambiental (PRIA) e Informação, Educação e Comunicação (IEC).