O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) está realizando sessões de cinema toda sexta-feira às 15h. O objetivo é promover a ressocialização desse público, que se encontra em vulnerabilidade social. A unidade é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A ação teve início na primeira semana do mês e já foram exibidos os filmes Minha Mãe é uma peça 2 e Todo Mundo em Pânico 4.
— Essas atividades coletivas de cunho cultural são previstas na política de assistência social — informou o coordenador da unidade, Ederton Rossini. O Centro Pop funciona na Rua Tenente Coronel Cardoso, 565, Centro, e realiza cerca de 60 atendimentos diários, a maioria formada por homens.
A unidade oferece alimentação (café da manhã, almoço e lanche da tarde), higiene pessoal (sanitários e chuveiros), espaço e sabão para lavagem e secagem de roupas, guarda de pertences, atendimentos e encaminhamentos pela equipe multiprofissional para rede de serviços públicos, inscrição/atualização CAD Único (bolsa-família e outros benefícios/programas sociais), retirada de documentos, encaminhamento para acolhimento, atividades coletivas e ligações telefônicas.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), Marcão Gomes, a unidade foi reformada este ano e a obra incluiu construção de novos banheiros, nova lavanderia com três tanques, pintura geral, reforma do refeitório e da sala de oficinas e jardinagem. “Com isso, estamos garantindo ainda mais humanização no atendimento. Nossa missão é cuidar de pessoas em cada uma de suas necessidades”, afirmou o secretário.
Outros Equipamentos - A Prefeitura de Campos mantém, ainda, outros dois equipamentos voltados para a população em situação de rua: a Casa de Passagem, onde o prazo de permanência é de três meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período; e o Abrigo Lar Cidadão (até seis meses, podendo ser prorrogado).
Além disso, a SMDHS mantém convênio com o Albergue Francisco de Assis (AFA), ligado ao Grupo Espírita Francisco de Assis, que oferece Serviço de Acolhimento para adultos e famílias (pernoite), para onde a Secretaria repassa mensalmente mais de R$ 13 mil.