Notícia no detalhe
Campos no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo
Além das salas convencionais, o ônibus da vacinação está estacionando no Jardim São Benedito.
A Secretaria de Saúde de Campos realiza neste sábado (19) o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em todo município, 41 salas de vacinação estão abertas das 09h as 16h para atender a população. Além das salas convencionais, o ônibus da vacinação está estacionando no Jardim São Benedito. Nessa primeira fase, o público-alvo são crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não tomaram nenhuma ou apenas uma dose da vacina. O secretário municipal de Saúde, Abdu Neme, acompanhou o início da vacinação com a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.
Yve Nogueira acordou cedo para levar o filho Samuel, de apenas seis meses, para tomar a dose. “Fico Sempre de olho no cartão. A gente não pode dar bobeira. A vacinação é muito importante para a saúde deles”, declarou a mãe.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, a atenção está voltada pra todo o público alvo, especialmente, as crianças entre seis meses e um ano. “As crianças de seis meses a um ano não tinham essa vacina no calendário. Agora que foi incluída, os pais têm que prestar bastante atenção no cartão. Os maiores de um ano que já tiverem tomado duas doses não precisam mais tomar. Agora aqueles que tiverem tomado uma dose só devem procurar o setor de vacina para aplicar a segunda dose”, explicou.
A vacina contra o sarampo não deve ser aplicada em pessoas que apresentem febre alta, gestantes, pessoas com câncer, tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior é com os pacientes alérgicos a proteína do leite porque as reações aos alérgicos a ovo são menores.
Em Campos, desde 2007, não é registrado nenhum caso de sarampo, mas o país já registrou este ano mais de seis mil casos da doença. “No estado do Rio, são 500 casos suspeitos e 87 confirmados. Temos que imunizar aqui para continuarmos sem casos em Campos”, destacou Andreya.
A segunda etapa da vacinação começa no dia 18 de novembro e o público alvo são pessoas de 20 a 49 anos que não foram vacinadas. O dia D para essas pessoas acontece, no entanto, no da 30 de novembro. A Vigilância em Saúde ressalta que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é aplicada na rede pública durante o ano.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 11:41:28 Última semana para inscrição de escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- 08/09/2025 10:35:46 Fundação Municipal de Esportes presente no encontro de mestres do judô
- 08/09/2025 10:28:44 Inscrições abertas para palestra sobre finanças e acesso ao crédito
- 08/09/2025 10:24:11 Paciente elogia atendimento após cirurgia de apendicite no Hospital Geral de Guarus
- 08/09/2025 10:18:04 Educação orienta quanto à utilização de televisores nas creches municipais
Última semana para inscrição de escolas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
0809 10h35Fundação Municipal de Esportes presente no encontro de mestres do judô
0809 10h28Inscrições abertas para palestra sobre finanças e acesso ao crédito
0809 10h24Paciente elogia atendimento após cirurgia de apendicite no Hospital Geral de Guarus
0809 10h18Educação orienta quanto à utilização de televisores nas creches municipais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças