Notícia no detalhe
Procissão de fé vence distâncias e passa de geração a geração
A multidão de peregrinos que rumou de várias partes de Campos e do Brasil para o distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, evidencia uma tradição religiosa, cumprida ano após ano, pelos fiéis. É o caso da família de dona Iolanda Pereira Ribeiro, de 89 anos. Ela estava entre os milhares que caminharam da saída da cidade, na Penha, até a igreja de Santo Amaro, em um percurso de mais de 35 quilômetros, que levou a noite de sexta (14) e a madrugada deste sábado (15), dia do santo padroeiro do distrito que recebe seu nome.
Octagenária, Dona Iolanda fez o sacrifício ao lado da filha Joelma P. Ribeiro, 62 anos; da neta Fernanda Ribeiro, 28; da filha de Joelma, e suas duas bisnetas, Ingrid e Sandra, 13 e 8 anos, filhas de Fernanda.
“A minha mãe passou a vir a Santo Amaro há mais de 40 anos, acompanhando meu pai, que nasceu na Baixada Campista e, mesmo depois que foi embora para Guarulhos, continuou vindo para a festa. Eu aprendi a vir aqui desde os meus 12 anos, porque quando era bem criancinha tinha sérios problemas de saúde e meu pai fez promessa a Santo Amaro para minha recuperação. Eu fiquei boa e ele passou a pagar a promessa todos os anos. Meu pai faleceu e passei a vir com minha mãe e a tradição e a fé vêm passando de geração para geração”, relatou Joelma.
O romeiro Getúlio Lino da Silva, 43, vem de Aparecida do Norte-São Paulo, para o evento: “Há 10 anos participo da Festa de Santo Amaro. Da minha cidade vêm umas 50 pessoas na romaria. Aqui, me sinto em casa, pois as pessoas são muito hospitaleiras. Eu venho bem antes da festa, trazendo objetos sagrados – terços, cordões, imagens e souvenirs religiosos - para vender. As pessoas me convidam para almoços e cafés e, se eu não vou, trazem para mim, na barraca. Participo da missa do padroeiro e jogo bola com os moradores, num clima de fraternidade cristã”, contou.
A assiduidade dos romeiros no decorrer dos anos propicia o surgimento de amizades entre os fiéis de cidades distantes com os fiéis de Campos, principalmente com os da Baixada Campista. De acordo com o empresário Maxwell Neves, os moradores são mesmo solidários com os que participam da festa. “E nasce uma amizade fraterna, que parece ser natural do povo campista”, declarou Maxuell, um dos moradores de Santo Amaro que juntamente com suas famílias interage com os romeiros de concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/06/2025 21:00:32 Prefeito Wladimir Garotinho prestigia penúltimo dia da 12ª Bienal do Livro
- 07/06/2025 19:34:37 MV Bill fala de preconceito, superação e incentivo à arte na 12ª Bienal do Livro
- 07/06/2025 18:00:30 Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
- 07/06/2025 17:41:42 CredLivro para profissionais da rede municipal até 11h deste domingo na Bienal
- 07/06/2025 15:21:07 Unidades do CRAS recebem equipamentos eletrônicos
Prefeito Wladimir Garotinho prestigia penúltimo dia da 12ª Bienal do Livro
0706 19h34MV Bill fala de preconceito, superação e incentivo à arte na 12ª Bienal do Livro
0706 18h00Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
0706 17h41CredLivro para profissionais da rede municipal até 11h deste domingo na Bienal
0706 15h21Unidades do CRAS recebem equipamentos eletrônicos
12ª Bienal do Livro de Campos: Estrutura no Cepop entra na fase final de montagem
2Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
312ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
4Bienal no Cepop: Editoras e livrarias já estão com os livros prontos para a feira
5Programação da 12ª Bienal do Livro de Campos lançada no Teatro de Bolso
6Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu