Notícia no detalhe
Procissão de fé vence distâncias e passa de geração a geração
A multidão de peregrinos que rumou de várias partes de Campos e do Brasil para o distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista, evidencia uma tradição religiosa, cumprida ano após ano, pelos fiéis. É o caso da família de dona Iolanda Pereira Ribeiro, de 89 anos. Ela estava entre os milhares que caminharam da saída da cidade, na Penha, até a igreja de Santo Amaro, em um percurso de mais de 35 quilômetros, que levou a noite de sexta (14) e a madrugada deste sábado (15), dia do santo padroeiro do distrito que recebe seu nome.
Octagenária, Dona Iolanda fez o sacrifício ao lado da filha Joelma P. Ribeiro, 62 anos; da neta Fernanda Ribeiro, 28; da filha de Joelma, e suas duas bisnetas, Ingrid e Sandra, 13 e 8 anos, filhas de Fernanda.
“A minha mãe passou a vir a Santo Amaro há mais de 40 anos, acompanhando meu pai, que nasceu na Baixada Campista e, mesmo depois que foi embora para Guarulhos, continuou vindo para a festa. Eu aprendi a vir aqui desde os meus 12 anos, porque quando era bem criancinha tinha sérios problemas de saúde e meu pai fez promessa a Santo Amaro para minha recuperação. Eu fiquei boa e ele passou a pagar a promessa todos os anos. Meu pai faleceu e passei a vir com minha mãe e a tradição e a fé vêm passando de geração para geração”, relatou Joelma.
O romeiro Getúlio Lino da Silva, 43, vem de Aparecida do Norte-São Paulo, para o evento: “Há 10 anos participo da Festa de Santo Amaro. Da minha cidade vêm umas 50 pessoas na romaria. Aqui, me sinto em casa, pois as pessoas são muito hospitaleiras. Eu venho bem antes da festa, trazendo objetos sagrados – terços, cordões, imagens e souvenirs religiosos - para vender. As pessoas me convidam para almoços e cafés e, se eu não vou, trazem para mim, na barraca. Participo da missa do padroeiro e jogo bola com os moradores, num clima de fraternidade cristã”, contou.
A assiduidade dos romeiros no decorrer dos anos propicia o surgimento de amizades entre os fiéis de cidades distantes com os fiéis de Campos, principalmente com os da Baixada Campista. De acordo com o empresário Maxwell Neves, os moradores são mesmo solidários com os que participam da festa. “E nasce uma amizade fraterna, que parece ser natural do povo campista”, declarou Maxuell, um dos moradores de Santo Amaro que juntamente com suas famílias interage com os romeiros de concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro