Notícia no detalhe
Feriado de Santo Amaro movimenta Baixada Campista
O Feriado de Santo Amaro, celebrado sábado, em Campos, na sua 268ª edição, movimentou a Baixada Campista e termina neste domingo (16) com grande show nacional do cantor Daniel, encerrando a programação a partir das 21, seguido de queima de fogos de artifícios. Milhares de devotos do santo de diversos bairros lugares iniciaram a romaria para pagar promessas desde a noite de sexta-feira (14). Durante a noite e madrugada, milhares de pessoas percorreram 35 quilômetros a pé, da cidade até à igreja de Santo Amaro, no distrito de mesmo nome, na Baixada.
Durante o dia de festejos ao padroeiro foram realizadas seis missas. A primeira foi celebrada às 3h da madrugada, com a participação dos primeiros peregrinos e romeiros que chegaram em caravanas de ônibus e carros ao distrito. As demais missas foram realizadas em mais cinco intervalos, para que a multidão de fiéis e romeiros pudessem assistir às celebrações.
Um dos momentos marcantes foi a chegada da caravana de romeiros de Quissamã, que tradicionalmente participam da Festa de Santo Amaro. Os romeiros participaram da missa das 11h, que também contou com a presença da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, do deputado federal Anthony Garotinho, do vice prefeito Doutor Chicão e do prefeito de Quissamã, Armando Carneiro. A caravana de16 ônibus, que levou mais de mil fieís, e outros que marcharam a cavalo foram saudados com prolongada queima de fogos.
Promessa paga – A administradora de empresa, Clara Maria Gomes Pereira, veio do Rio de Janeiro para pagar promessa em função da cura de sua filha, Sofhia, de dois anos.
“Quando minha filhinha nasceu foi detectado um probleminha no coração. Eu prometi que, caso ela fosse curada, todos os anos eu traria um coração de cera para a casa dos milagres, como agradecimento a Santo Amaro por atender meu pedido. Ano que vem eu volto”, declarou.
Além da festividade religiosa, grande comércio se estabeleceu na extensa área gramada entre a antiga Estação Ferroviária e a Praça de Santo Amaro. Eram santinhos, velas, terços, quadros, imagens de santos, literatura religiosa, guloseimas e até brinquedos. A 251ª edição da Cavalhada atraiu a atenção de devotos e turistas. A procissão com a imagem de Santo Amaro, transportada por fiéis pelas ruas do distrito, foi seguida de missa campal no palco oficial, montado na praça principal.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro