Dia da Consciência Negra é comemorado em escolas municipais
A Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, em Tocos, realiza dois dias de atividades com apresentação de grupo de capoeira, de dança, maculelê, culinária afro, palestras, paródias e exposições
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira (20) algumas escolas da rede municipal realizam eventos que enaltecem a cultura e luta do povo negro brasileiro. É o caso da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, em Tocos. O evento começou na segunda-feira (18) e prossegue nesta terça-feira (19) com apresentação de grupo de capoeira, de dança, maculelê, culinária afro, palestras, paródias e exposições. A unidade atende cerca de 800 estudantes de Educação Infantil e primeiro segmento de Ensino Fundamental, destes mais de 40% são negros.
Segundo o diretor Luiz Augusto Bernardo de Souza, o Guto, o objetivo do evento é promover consciência e valorização cultural.
- Queremos conscientizar a comunidade escolar como um todo. Estamos fazendo uma série de ações que buscam valorizar e resgatar a influência africana na nossa cultura, como forma de promover maior aceitação e noção de pertencimento dos nossos estudantes, assim como combater o racismo - explica o diretor.
O Dia da Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares, que foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Em 2011, uma nova lei instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Em cinco estados brasileiros o 20 de novembro é feriado, entre eles o Rio de Janeiro.