Notícia no detalhe
Procon orienta quanto ao consumo em restaurantes self-service
A Secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ser adotados em relação aos restaurantes self-service. “O preço cobrado pelo kg da comida e o preço das bebidas devem estar expostos na entrada do estabelecimento, de forma clara e legível, para que não haja constrangimento ao consumidor na hora de pagar a conta”, informa.
Segundo a secretária, o peso do prato deve estar já programado na balança, que deverá estar exposta ao consumidor, para que ele veja que está pagando apenas o preço pelo peso do alimento. “A cobrança de 10% para o garçom é abusiva, não pode ser cobrada em restaurantes self-service”, alerta.
- A modalidade self-service, como o nome sugere, não demanda atendentes. Portanto, cobrar qualquer taxa excedente ao valor divulgado previamente e de forma ostensiva sobre o Kg da comida e sobre a bebida, é irregularidade, conforme o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Se o local possuir garçons, é uma liberalidade, com o intuito de melhorar o atendimento para aumentar as vendas, agradando assim ao consumidor e incentivando-o a consumir sobremesas e bebidas, o que no final, aumenta o lucro do fornecedor - ressalta a secretária.
Rosangela destaca que o objetivo, tanto da campanha de fiscalização dos restaurantes no verão, quanto da divulgação destas informações, é conscientizar os consumidores sobre os seus direitos e para que o fornecedor cumpra as determinações previstas no Código de Defesa do Consumidor.
- Caso o consumidor sinta-se lesado, deverá questionar junto ao estabelecimento, tendo ciência do embasamento de seu questionamento mediante o CDC. Se não chegarem a um acordo, o consumidor poderá dirigir-se ao Procon-Campos, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h - recomenda a secretária.
O endereço da Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon) é o seguinte: Avenida José Alves de Azevedo, 236, antiga Beira-Valão, quase em frente à Nova Rodoviária Roberto Silveira. Em caso de dúvidas, os consumidores podem acessar o site www.procon.campos.rj.gov.br ou enviar suas perguntas para faleconosco@procon.campos.rj.gov.br .
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















